Aberta seleção para intercâmbio em Cabo Verde e na Colômbia

5 de abril de 2024 - 18:05

A Assessoria de Mobilidade e Internacionalização (AMI) da URCA, divulga as inscrições para o segundo edital conjunto nº 01/2024 da Capes para o do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul Nesta edição, serão selecionados estudantes de licenciaturas autodeclarados pretos, pardos e quilombolas a partir do 5° semestre de Instituições de Ensino Superior públicas para atividades em Cabo Verde e, professores autodeclarados pretos, pardos e quilombolas que atuem na educação básica em instituição pública de ensino para ação formativa na Colômbia. São ofertadas 50 vagas para Cabo Verde e outras 50 para a Colômbia.

O intercâmbio para Cabo Verde ocorrerá na UniCV, na capital, cidade da Praia, durante 15 dias, com participação em evento científico e rodas de conversas com movimentos sociais e visitas a escolas, locais históricos e museus. E para a Colômbia, os selecionados irão participar, em Bogotá, durante 15 dias, de ações formativas, além de visitas a escolas, locais históricos e museus. Também vão integrar rodas de conversas com movimentos sociais afro-colombianos.

Objetivo

Incentivar a socialização de conhecimentos, de experiências e de políticas públicas que contribuam para a promoção da igualdade racial e o enfrentamento do racismo no Brasil.

Benefícios

Os selecionados receberão recursos para diárias, passagens aéreas, seguro-saúde e, no caso de Cabo Verde, ajuda para emissão de passaporte. Inscrição As candidaturas devem ser apresentadas até 30 de abril pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes)

No caso do país africano, a divulgação dos selecionados sairá até 23 de agosto e as atividades devem começar logo em seguida. Para Bogotá, o resultado será publicado até 13 de setembro e o intercâmbio começa na sequência. Sobre o Programa O Caminhos Amefricanos, Programa de Intercâmbios Sul-Sul vai estimular a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. Além disso, a ação fortalece a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.

O Programa seleciona estudantes para intercâmbios de curta duração no exterior, em países africanos, latino-americanos e caribenhos. Também possibilita a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior de diferentes nações, contribui para a mobilidade de alunos e professores e estimula a produção de pesquisas, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação na promoção da igualdade racial e do combate ao racismo no Brasil.

Fonte: CGCOM/CAPES

::. Edital