Edital unificado para pesquisa na América do Sul e França

5 de abril de 2024 - 17:48

A Assessoria de Mobilidade e Internacionalização (AMI) da URCA, divulga o edital Capes para a seleção unificada dos programas MATH-AmSud, STIC-Amsud e CLIMAT-AmSud Serão selecionados até 15 projetos conjuntos – cinco para cada Programa – entre um grupo de pesquisa da França, do Brasil e pelo menos um país da América do Sul, nas áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação, e Mudanças Climáticas.

Objetivo

Investir no intercâmbio científico e ampliar a cooperação acadêmica e entre pesquisadores e educadores. Outra meta é incentivar a mobilidade de professores e pós-graduandos entre universidades francesas, sul americanas e brasileiras, e promover o equilíbrio de gênero nas equipes.

Benefícios

Haverá concessão de bolsas e auxílios para deslocamento, instalação e saúde. A CAPES investirá até R$ 6,4 milhões ao longo dos dois anos de duração dos projetos, que receberão, cada um, no máximo, R$429 mil, para realização de missões de trabalho e em pagamento de bolsas.

Inscrição

As instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil têm até o dia 17 de maio para apresentarem projetos de pesquisa, envolvendo países da América do Sul e a França. A divulgação do resultado está prevista para dezembro deste ano e o início da indicação das bolsas será a partir de março de 2025.

Sobre os Programas

O MATH-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo da Matemática.

O STIC-Amsud envolve os mesmos países, projetos e quantidades de equipes do MATH-AMSud. A distinção está apenas na área: sua cooperação é regional na ciência e tecnologia para a criação de redes de investigação e domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Já o CLIMAT-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo das mudanças climáticas. A execução ocorre nos mesmos moldes das dos outros dois Programas.

Fonte: CGCOM/CAPES

::. Edital