Programa de Assistente de Língua Inglesa seleciona projetos

19 de abril de 2024 - 17:55

A Assessoria de Mobilidade e Internacionalização (AMI) – URCA, divulga o edital do Programa de Assistente de Língua Inglesa resultado da parceria entre a CAPES e a Comissão Fulbright. Serão contempladas até cinco instituições de ensino superior (IES) brasileiras, as quais receberão dois assistentes de ensino de língua inglesa. Terão prioridade as IES participantes do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade).

Cada projeto aprovado receberá até US$ 33 mil anuais, por no máximo três anos. Serão apoiadas até duas bolsas na modalidade Assistente de Ensino ou Pesquisa. O edital tem três períodos de atividades: 2025, 2026 e 2027.

Objetivo

Selecionar projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, para o recebimento de assistentes de ensino de língua inglesa (cidadão estadunidense – falante nativo), com intuito de contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.

Benefícios

Benefícios custeados pela CAPES: 

– Passagem aérea internacional aos bolsistas.
– Bolsa para manutenção mensal pelo período de 9 meses, com recursos da Capes repassados pela Fulbright aos bolsistas.
– Seguro de saúde.

Benefícios custeados pela Fulbright:

– Custeio para participação de seminário de orientação na chegada e de seminário de monitoramento no meio do período da bolsa, itens estes custeados pela Comissão Fulbright.

OBS: Este programa não inclui pagamento de recursos de custeio ou missões de trabalho aos coordenadores dos projetos institucionais.

Inscrição

Os interessados devem enviar as propostas, incluindo o preenchimento do formulário on-line e o envio da documentação obrigatória até 24 de maio de 2024.

Sobre o Programa

O Programa estimula processos e projetos que promovem o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Além disso, também favorece a inclusão de conteúdos culturais, sociais e históricos da sociedade estadunidense na formação dos futuros professores.

Fonte: CGCOM/CAPES

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