XV Semana de Economia abre debate sobre Escassez de Recursos Hídricos e Grandes Projetos Econômicos no Nordeste, com diferentes abordagens

14 de agosto de 2015 - 11:52

images/stories/o secretario de  recursos hdricos francisco teixeira abriu a srie de palestras da semana.jpg

A XV Semana de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA), que este ano tem como temática principal a Escassez de Recursos Hídricos e Grandes Projetos Econômicos no Nordeste, tem hoje o seu terceiro dia de realização e contará com apresentações científicas e minicursos durante o dia, com palestra às 19 horas, do doutor em Economia, pela Universidade de Toulouse I Sciences Sociales, José Gustavo Feres, além de técnico de planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. Neste sábado, acontece visita guiada dos participantes aos Geossítios do Geopark Araripe, no encerramento. A abertura oficial contou com palestra do secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira.

images/stories/o vice-reitor da urca francisco do  de lima jnior fez a abertura inicial.jpg

O Vice-Reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior, realizou a abertura oficial, representando o Reitor Patrício Melo. Ele destacou a importância da temática relacionada ao evento, além de ressaltar a contribuição do curso para o desenvolvimento regional.

O secretário de Recursos Hídricos, apresentou os novos projetos relacionados as alternativas de convivência com a seca no Estado e o estágio de obras para redistribuição das águas do Rio São Francisco, através do projeto da Transposição, e Cinturão das Águas. Também destacou as atuais condições de reservas no Ceará e os projetos em curso, principalmente com a construção de cerca de 700 poços profundos, além de adutoras rápidas, para conter colapsos no abastecimento de cidades cearenses.

Também estiveram participando de palestras na Universidade, durante a semana, o Professor doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, na área de Economia Regional e Urbana, Lima Júnior, sobre O Papel Social do Economista no Século XXI: Profissão, área de atuação e a importância do curso de Economia da URCA, e o Professor doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marcos Antônio de Brito.

‘Transposição do São Francisco: Evolução e impasses atuais’ foi a temática debatida na noite desta quinta-feira, com palestra da Professora Ana Carolina Aguerri Borges da Silva, atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.