URCA é integrada ao Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT)
3 de abril de 2025 - 12:34
O CNPq – Comunica que a Universidade Regional do Cariri – URCA foi integrada ao Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) através da Inclusão dos professores Dr. Luiz Marivando Barros e Dra. Antonia Eliene Duarte, através do Projeto Neuroproteção e Estratégias de Prevenção (INCT-NeurPro), aprovado na CHAMADA CNPq/SECTICS/ CAPES/FAPs Nº 46/2024 – Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT, coordenado por Dr. Diogo Onofre Gomes de Souza.
Agradecimentos
Os Professores Luiz Marivando Barros e Antonia Eliene, do Departamento de Biologia da URCA, agradecem e ao mesmo tempo recebem com alegria a excelente notícia de que o Projeto INCT-NeurPro foi contemplado. Segundo eles, este reconhecimento reforça o esforço, a dedicação e a competência de toda a equipe envolvida, sob a liderança do Dr. Diogo Onofre. O projeto, que tem como foco neuroproteção e estratégias de prevenção, contribuirá significativamente para o avanço do conhecimento científico e tecnológico, gerando impactos positivos tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral.
Para a URCA e o interior do Ceará, a conquista representa um marco no fortalecimento da pesquisa científica e da formação de novos talentos. “O apoio do INCT não apenas amplia a inserção da URCA no cenário nacional e internacional, como também proporciona novas oportunidades para pesquisadores, estudantes e docentes, consolidando a universidade como um polo estratégico de produção de conhecimento”, afirma professor Marivando. Além disso, esse investimento científico contribui diretamente para o desenvolvimento regional, impulsionando a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população.
“Agradecemos imensamente a todos que tornaram essa conquista possível! Em especial, ao Dr. João Batista Teixeira da Rocha da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (Dr. Honoris Causa da URCA) e ao Dr. Diogo Onofre Gomes de Souza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Dr. Honoris Causa da URCA), que sempre se empenharam e contribuíram significativamente para o crescimento e fortalecimento da URCA”, disse.