Professor do PPGDR é o primeiro brasileiro a receber o prêmio Morris Skinner, o “Oscar” da Paleontologia mundial, nos Estados Unidos
5 de novembro de 2024 - 13:15
O Professor Antônio Álamo Feitosa Saraiva, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR/URCA) e coordenador do Laboratório de Paleontologia da URCA (LPU) foi escolhido pela Sociedade de Paleontologia de Vertebrados (SVP) para receber a comenda Morris F. Skinner, uma das mais relevantes da área no mundo, entre inúmeros paleontólogos de diversos países. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 2 de novembro em Minneapolis, Minnesota, Estados Unidos, durante o 84° encontro anual da SVP.
Conforme a organização, o prêmio é concedido àqueles que fizeram contribuições relevantes para construção de conhecimento científico na área, bem como incentivaram e compartilharam conhecimento com outros estudantes e profissionais.
Há mais de três décadas o Dr. Álamo atua na paleontologia, envolvendo-se em três frentes: ensino, como professor do curso de Ciências Biológicas, Mestrado em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR) e coordenador do LPU; como pesquisador de campo, na escavação e descrição de fósseis da Bacia Sedimentar do Araripe; e como defensor do combate ao comércio ilegal de fósseis da região.
Este prêmio se configura como motivo de grande orgulho para todos os que, direta ou indiretamente, convivem com o Dr. Álamo e acompanham o seu esforço diário em prol da ciência e do desenvolvimento da região do Cariri cearense. Por ter realizado a graduação em Ciências Biológicas na Universidade Regional do Cariri (URCA) e por atuar por mais de três décadas com afinco na formação de recursos humanos direcionados à Paleontologia, o Professor tem recebido congratulações de seus alunos e comunidade científica por sua constante contribuição à sociedade.