
Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez Reis
Lattes: ( clique aqui )
Doutora em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2015). Atualmente é pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Regional do Cariri – URCA. É professora adjunta do Departamento de História e do Mestrado Profissional em História – ProfHistória/URCA, e do Programa de Pós-Graduação em História da UFC. É membro do INCT Proprietas e tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e História Social.

Cicera Nunes
Lattes: ( clique aqui )
Doutora Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2015). É professora associada do Departamento de Educação, do Mestrado Profissional em Educação – PMPEDU e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de história – ProfHistória/URCA. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER/URCA. Membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e patrimônio afrodescendente, educação das relações étnico-raciais, reisados e congadas, formação de professores e o ensino da história e cultura africana e afrodescendente.

Darlan de Oliveira Reis Junior
Lattes: ( clique aqui )
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense – UFC. Líder do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente, coordenador do Centro de Documentação do Cariri – CEDOCC, editor da Revista Sertão História, pesquisador do INCT – Proprietas e membro do Laboratório de Pesquisa em História Social. Temas de pesquisa: Trabalho, Relações Sociais de Produção, Propriedade; Formação Social Escravista, Questão Agrária, Desigualdade Social e Lutas de Classes e Ensino da História Social e Ambiental.

Fábio José Cavalcanti de Queiroz
Lattes: ( clique aqui )
Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2002) e doutorado em Sociologia e Pós-Doutorado em Educação pela UFC (2010 e 2016). É Professor Associado do Departamento de História da URCA, atuando na graduação e pós-graduação (ProfHistória) e tem experiência na área de História, com ênfase nos seguintes temas: Governos Militares Autocráticos na América Latina, Questão Agrária na América Latina, O Impresso e o Ensino de História, Marxismo e Teoria da História, Classes sociais e História do Movimento Sindical.

Francisco Egberto de Melo
Lattes: ( clique aqui )
Mestre e doutor em História e Educação e pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Líder do Núcleo de Pesquisa NUPHISC/CNPq. Foi Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Regional do Cariri – URCA. Professor da graduação e do Mestrado Profissional de História da URCA. Foi membro da Comissão Estadual de Implementação da BNCC e de Construção das Diretrizes Curriculares de Fortaleza e diretor da ANPUH-BR. Atua nas áreas de História e Ensino de História, com ênfase em formação de professores, políticas públicas educacionais e metodologias de ensino.

Jaime Valim Mansan
Lattes: ( Clique aqui )
Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS, com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid/ESP e pós-doutorado no PUC/RS (2014/2015). Professor Adjunto do Departamento de História e do Mestrado Profissional em História da Universidade Regional do Cariri – URCA. Coordenador do Grupo de Pesquisa em História das Democracias e Ditaduras Contemporâneas – GUERNICA/URCA. Trabalha com os seguintes temas de pesquisa: Democracias e Ditaduras Contemporâneas, Movimentos Sociais, Comportamento e Controle Social, História Digital, Cinema e História, Ensino de História, História Política, Propaganda, Vigilância.

Jane Derarovele Semeão e Silva
Lattes: ( Clique aqui )
Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC, mestra em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA desde 2006, onde ministra disciplinas na graduação na área de Teoria da História. Atualmente é coordenadora do Mestrado e Doutorado em Ensino de História – ProfHistória/URCA e do Laboratório de Pesquisa em História Cultural – LAPEHC/URCA. Trabalha com os seguintes temas de pesquisa: Ensino de História, História das Mulheres e das Relações de Gênero, e História Ambiental.

José dos Santos Costa Júnior
Lattes: ( Clique aqui )
Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com a tese indicada ao Prêmio CAPES de Teses – 2022. Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cuja dissertação recebeu a Menção Honrosa da CAPES/PPGH na avaliação trienal 2017-2020. Licenciado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integra o Laboratório de Pesquisas em História Cultural (LAPEHC/URCA/CNPq) e o Núcleo de Pesquisas em Ensino de História e Cidadania (NUPHISC/URCA). Docente permanente do Programa Profissional em Ensino de História (Prof-História) da URCA em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em nível de mestrado e doutorado. Membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). Pesquisador membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL) e do GT Nacional de História da Infância e da Juventude da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). Atua na área da História com ênfase nos seguintes temas: teoria e metodologia da história, historiografia brasileira, história da infância e juventude, testemunho e (auto)biografia, ensino de história e relações étnico-raciais e de gênero. Contato: costa.junior@urca.br

Maria de Fátima de Morais Pinho
Lattes: ( Clique aqui )
Graduada em História e mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Doutora em História Social pelo Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora Associada do Departamento de História e do Mestrado Profissional em História – ProfHistória/URCA. Tem como áreas de atuação: Ensino de História e História Brasil, Ceará e Cariri. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: História e Imprensa, Padre Cícero, Devoção e Imaginário Popular, Ensino de História Local e Gripe Espanhola.

Maria Telvira da Conceição
Lattes: ( Clique aqui )
Licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC e doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP, com sanduiche na Universidade Pedagógica de Maputo/Moçambique. Desde 1996, desenvolve pesquisas relacionadas à temática afro-brasileira. Atualmente é professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA. Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, a problemática afro-brasileira no ensino e no Livro didático de história, educação patrimonial.

Paula Cristiane de Lyra Santos
Lattes: ( clique aqui )
Possui graduação em História e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1983 e 1997), e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Professora do Departamento de História da URCA. Tem experiência na área de Ensino de História e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: história, educação, ensino, ensino de história, História da América e do Brasil colonial. Membro do colegiado do Mestrado Profissional em Ensino de História do núcleo da URCA e do PROFHISTÓRIA-URCA.

Reginaldo Ferreira
Lattes: ( Clique aqui )
Professor Adjunto no Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História – Profhitória na Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduado em História (URCA). Especialista em História e Sociologia (URCA). Cursou 2 anos Bacharelado 3 em Filosofia – Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutor em Educação (UFC). Coordenador do NEEHDREM (Núcleo de Estudos em Educação, História, Diversidade, Raça, Etnia e Movimentos Sociais)

Rosilene Alves de Melo
Lattes: ( Clique aqui )
Professora da Universidade Federal de Campina Grande (campus de Cajazeiras, PB). Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba (1993). Estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em História da Universidade Regional do Cariri (ProfHistória/URCA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Cultura (GEPHC/UFCG). Produção acadêmica voltada para os estudos da cultura, memória, literatura de cordel, arte popular.

Sônia Maria de Menezes Silva
Lattes: ( Clique aqui )
Tem mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo – USP. Há quase 20 anos, pesquisa as relações entre História e Mídia, com foco na imprensa, teoria da história, história pública, ditaduras, negacionismo e ensino de História. É professora associada da URCA, onde coordena o TEIA – Núcleo de Produção Audiovisual e Memória. É bolsista de produtividade do CNPq, editora-Chefe da Revista Brasileira de História (2023-2025) e coordenou projetos financiados pela FUNCAP sobre negacionismos.

Thiago de Abreu e Lima Florencio
Lattes: ( Clique aqui )
Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014), professor do Departamento de História e do Mestrado Profissional em História da URCA e coordenador do Núcleo de Estudos de Descolonização do Saber – NEDESA/URCA. Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre Crítica ao Colonialismo; Epistemologias Afrodiaspóricas, Negras, Indígenas e Anticoloniais, e Estudos Críticos de Identidades Étnicas e Raciais.

Túlio Henrique Pereira
Lattes: ( Clique aqui )
Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, mestre em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e pós-doutor em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. É professor do Mestrado Profissional em de História – ProfHistória/URCA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em História Afrodiaspórica – GEPAFRO/URCA. Realiza pesquisas nas áreas de Identidades Étnico-Raciais, Afro-brasileira e Afrodiaspórica; Literatura, Livros didáticos, Imagem, Visualidades, Memória e História do Corpo e da Pele Negros no Brasil, Escravidão, Colonialismo e Pós-Colonialismo, Primeira República, Arte e Representação nos séculos XIX e XX.

Zuleide Fernandes Queiroz
Lattes: ( Clique aqui )
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Pós – Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). É professora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – FMJ e dos Programas de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Educação PMPEDU/URCA e PROFHISTÒRIA/URCA. Pesquisa nas áreas de: Educação, com ênfase em História da Educação, Política Educacional e Formação de Professores; Saúde e Violência; Feminino e Violência; Infância – adolescência e Violência. Atua em ações de Extensão nas áreas de: Educação e Saúde; Educação e movimentos sociais





