ProfHistória divulga Seleção Nacional do Curso de Doutorado – 2026
25 de agosto de 2025 - 16:30
A Comissão Acadêmica Nacional do Programa de Pós-graduação em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória), no exercício de suas atribuições, torna pública a Seleção Nacional 2026 do Curso de Doutorado Profissional em Ensino de História. Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), o ProfHistória tem como objetivo oferecer formação continuada de excelência, contribuindo para a melhoria da qualidade da docência em História na Educação Básica.
O curso é presencial, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ofertado simultaneamente em todo o país pelas Instituições Associadas da Rede Nacional do ProfHistória. As aulas poderão ocorrer de segunda a sábado, conforme deliberação dos colegiados locais.
Para o processo seletivo de 2026, estão sendo disponibilizadas 179 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas. O total de vagas conta com financiamento do Programa de Pós-Graduação stricto sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (PROEB/CAPES), que visa apoiar a formação de docentes da rede pública em nível de doutorado.
A seleção será conduzida pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro (ECONRIO) e regida pelo edital oficial.
Principais informações:
● Inscrições: 21/08 a 09/10/2025
● Pagamento da taxa de inscrição: 21/08 a 09/10/2025 (rede bancária)
● Envio do Projeto de Pesquisa: até 09/10/2025
● E-mail para contato: profhistoria@econrio.com.br
● Telefones para contato: 21 3559-2011 | 21 3900-7242
Requisitos para ingresso (item 2.1 do Edital):
a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no Ministério da Educação;
b) atuar como professor de História em qualquer ano da Educação Básica.
c) não havendo candidatos selecionados a que se refere o item 2.1 “b”, as vagas remanescentes, em cada Instituição Associada, poderão ser atribuídas aos demais candidatos aprovados e atuantes como professores de História em outras redes da Educação Básica em um quantitativo não superior a 30% daquele constituído pelos professores da rede pública matriculados no certame na Instituição Associada.