Pós-Graduação em Ensino de Geografia
Modalidade: Educação à Distância
Grau acadêmico: Lato Sensu
Unidade Responsável: Departamento de Geociências
Local de oferta: Polos de apoio presencial devidamente cadastrados junto à CAPES e selecionados pela URCA
Carga horária: 450h/a
PERFIL DO CURSO
A Especialização em Ensino de Geografia é um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Geografia, aprovado pela CAPES, sendo seu funcionamento na modalidade de Ensino à Distância, pelo Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, vinculado à Universidade Regional do Cariri – URCA. Tem como objetivo formar professores-pesquisadores com espírito crítico e capazes de pensar a partir do raciocínio geográfico, contribuindo para um processo de formação continuada, articulado aos princípios científicos e pedagógicos do ensino de geografia, por meio de bases teórico-metodológicas consistentes. Ao final, será outorgado o título de Especialista em Ensino de Geografia.
Forma de Ingresso
O Ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu à Distância em Ensino de Geografia, dar-se-á exclusivamente por meio de Processo Seletivo de Admissão, o qual é regulamentado por meio de Chamada Pública elaborado por Comissão Própria, instituída por Ordem de Serviço, publicado previamente no sítio do UAB/URCA na internet (www.urca.br/uab).
Todas as normas de realização do Processo Seletivo de Admissão são definidas por meio de Chamada Pública, incluindo os requisitos para inscrição, as etapas do processo seletivo e o número de vagas em cada polo.
Fazem jus à matrícula os candidatos que atendam aos requisitos definidos na Chamada Pública e nas normas do Programa Universidade Aberta do Brasil e da Universidade Regional do Cariri – URCA e que sejam classificados no referente ano da matrícula.
Perfil do Egresso
A proposta do curso busca promover a especialização do docente de geografia para trabalhar com a produção do conhecimento geográfico, através da interface de atuação como professor-pesquisador, de acordo com as tendências contemporâneas da educação, por meio de um olhar crítico-reflexivo, capacitando teórico e prático como mediador do conhecimento. Destarte, atenta-se ao processo de formação permanente e contínua, pautada em princípio criativos, inovadores e consciente dos desafios do tempo presente em seu contexto geográfico escolar.
Conclusão de Curso
Após os 12 encontros de disciplinas do curso, o aluno terá de 03 (três) à 06 (seis) meses para a conclusão da Monografia. Para o aluno que não cumprir essas exigências, a Coordenação apoiará as suas decisões nas normativas internas da URCA.
Será considerado aprovado e apto a receber o certificado da Pós-Graduação em Ensino de Geografia, o aluno que atingir as seguintes exigências:
a) Aprovação em todas as disciplinas do curso;
b) Ter apresentado (em banca examinadora) e sido aprovado na monografia de final de curso;
c) Ter depositado 3 cópias da monografia em formato a ser indicado pela secretária.
d) Ter submetido um artigo a um periódico nacional.
Coordenação: Prof. Dr. Paulo Wendell Alves de Oliveira ![]()

Educador Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2012); Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará-UECE (2014) e Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal de Goiás-UFG (2019). Professor Adjunto do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Regional do Cariri (URCA), Coordenador Institucional do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO/URCA), Coordenador do Setor de Cultura do Araripe UNESCO Global Geopark e Professor Colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Educação (PMPEDU/URCA).
Têm experiência na Educação Básica (Modalidade Regular e Educação de Jovens e Adultos), tendo atuado como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Juazeiro do Norte) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambucano (Campus Ouricuri). Desenvolve pesquisas nos seguintes campos, na área da Geografia Humana: Geografia Cultural, Geografia Histórica, Geografia da Religião, Geografia Urbana e Educação Geográfica. Contribui como revisor ad hoc em diversos periódicos nacionais. É Líder do Grupo de Pesquisa – Laboratório de Espaço, Memória e Cultura Aplicados a Educação (LEMCAE/URCA/CNPq) e Membro da Rede de Pesquisa do Observatório de Paisagens Patrimoniais Artes Latino Americanas (Rede OPPALA).