DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE JARDEANNY ALENCAR SAMPAIO

2 de março de 2020 - 09:45

Jardeanny Alencar Sampaio

06/ 03/ 2020
Auditório do CCT – Campus CRAJUBAR (Juazeiro do Norte, CE) – 14h

Orientação:Dr. Alexandre Magno Rodrigues Teixeira (orientador)Dr. Claudio Rejane da Silva Dantas (co-orientador)Banca examinadora:  Dra. Iramaia Jorge Cabral de Paulo (Membro externo-UFMT)Dra. Francineide Amorim Costa Santos (Membro interno-UFCA)

RESUMO

A presente dissertação de Mestrado apresenta metodologias baseadas em jogos lúdicos e experimentos Interativos para apoiar o estudo de Eletricidade no Ensino Médio visando despertar curiosidade científica e o interesse pela Física de estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras Nova Olinda, CE. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel é adotada no referencial teórico por ela valorizar a aquisição de novos conhecimentos, no processo de ensino aprendizagem, a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes. Como estratégia metodológica foi elaborada uma sequência de ensino baseada em uma Unidade de Ensino Potencialmente significativa (UEPS). O interesse na escolha de uma abordagem mais lúdica para o ensino de eletricidade veio da necessidade de oferecer aos estudantes alternativas mais atrativas e dinâmicas que possam estimular uma aprendizagem significativa desta ciência. O produto educacional que foi desenvolvido neste trabalho apresenta sugestões de metodologias para o ensino de eletricidade com uso de diversos modelos de jogos lúdicos e experimentos feitos com materiais de baixo custo, com o propósito de desenvolver o processo cognitivo de aprendizagem dos alunos e motivá-los a gostarem da Física. A aplicação de jogos lúdicos e experimentos interativos no estudo da eletricidade envolveu os alunos no processo de aprendizagem, aumentando sua atenção e foco, motivando-os a gostar da Física. Portanto, essas ferramentas educacionais podem ser usadas no ensino de física e até adaptadas para outras disciplinas.

Palavras-chave: Ensino de Física, Eletricidade, Jogos Lúdicos, Experimentos, UEPS

ABSTRACT

This master thesis presents methodologies based on playful games and Interactive experiments to support the study of Electricity in High School aiming to arouse the scientific curiosity and interest of physics students of the Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras Nova Olinda, CE. The Meaningful Learning Theory of David Ausubel is adopted in the theoretical framework because it values the acquisition of new knowledge, in the teaching-learning process, from the previous knowledge of the students. As methodological strategy was elaborated a teaching sequence based on a Potentially Significant Teaching Unit (PMTU) of Professor Marco Antônio Moreira. The interest in choosing a more playful approach to the teaching of electricity came from the need to offer to the students alternatives more attractive and dynamics that could stimulate a meaningful learning of this science. The educational product that was developed in thiswork presents suggestions of methodologies for the teaching of electricity using various models of playful games and interactive experiments which were made with low cost materials, in order to dynamize the Physics classes, and to favor the cognitive processes in learning of the students and motivate them to enjoy Physics. The application of playful games and interactive experiments in the study of electricity engaged the students in the learning process increases their attention and focus, motivates them to like physics. Therefore, these educational tools can be used for teaching physics, and even adapted for other subjects.

 
 
 

Keywords: Teaching Physics, Electricity, Leisure Games, Experiments, UEPS.