Revista Cidade Nuvens tem primeira edição lançada pelo Centro de Artes da URCA

2 de junho de 2020 - 12:39

A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, lançou através de live, nesta terça-feira, 12, a Revista acadêmica Cidade Nuvens, em homenagem ao ex-reitor da Universidade, Plácido Cidade Nuvens.

A dinâmica de trabalho do periódico acadêmico será plural e abre espaços para a diversidade de opiniões. Conforme a coordenação dos trabalhos, serão conjugadas  diferentes formas de Arte e a pretensão é  encantar e enriquecer seus leitores e colaborar para o pensamento sobre a arte contemporânea.

Para se inscrever é necessário fazer um cadastro na página de periódicos da URCA, como autor. Entrar no espaço Novas Submissões e escolher a categoria em que seu trabalho se enquadra.

O Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Junior destacou a Revista como instrumento que fundamenta ações de militância em defesa das artes, “num momento tão singular que o mundo vive e o Brasil em particular. Chegou a ser emocionante”, disse ele.

Segundo ele, é importante destacar a homenagem por trazer à memória do grande Reitor da URCA na sua designação, como foi bem-dito, a transitoriedade entre um signo de lugar definido, de cotidianos, a Cidade, e às alturas, a iminência e a leveza das Nuvens, “impressos na linda e marcante personalidade da Revista”, completa.

Além dos membros do Núcleo Gestor da Revista, direção do Centro de Artes, participaram do lançamento autores colaboradores, além do Vice-Reitor Carlos Kleber de Oliveira e pró-reitores, artistas e integrantes do Centro e demais convidados. A revista traz a apresentação da professora Maria Odete Monteiro Teixeira. Ela conta a sua trajetória, a história do nome e concepção do formato atual.

Segunda edição

A Revista já passou a receber novas submissões para compor o seu segundo volume. A  segunda edição da revista está prevista para ser lançada em novembro/dezembro de 2020, e será composta pelas seções: o Dossiê Temático, Artigos Inéditos, resenhas, traduções,  entrevistas, ensaios críticos, Ensaios Visuais e Alvorecer.

Antes de submeter o trabalho, retirar dos textos e da imagem (no Ensaio Visual) qualquer referência dos autores, para garantir a avaliação às cegas. Todos os textos e imagens submetidas passarão por avaliação de membros do Comitê Editorial e avaliadores convidados. Serão aceitos na revista apenas os trabalhos que forem avaliados positivamente.

O período para submissão de trabalhos está aberto. No entanto, para o segundo exemplar, serão aceitos os textos submetidos até agosto de 2020. Os demais trabalhos, automaticamente, se aprovados, comporão o terceiro exemplar, que está previsto para ser lançado em maio/junho de 2021.

A Revista Cidade Nuvens contará com as seções Dossiê Temático, para trabalhos que abordam uma questão específica, definida pela Equipe Gestora a cada exemplar. Para esse número o tema definido é O Desafio do Artista Contemporâneo: entre a inspiração e a asfixia. Também estarão presentes os artigos, Resenhas, traduções, entrevistas, ensaios críticos, Ensaios Visuais, em que cada artista só poderá inscrever uma única obra, além da seção Alvorecer, com tema livre de estudantes de graduação e iniciação científica, assinados junto ao orientador. A formatação do material será com imagens publicadas ou adaptada em tamanho A4, posição retrato e 300 dpi (jpeg, png e padrão RGB).

A Revista Cidade Nuvens pode ser acessada clicando aqui