Nota de repúdio contra a liberação seletiva de cotas de Bolsas pela Capes

16 de setembro de 2019 - 13:28

Ao mais recente anúncio da liberação de apenas 3.182 bolsas de pós-graduação, oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vinculadas apenas aos programas com Nota superior a 5, reitera a continuidade do projeto sistemático de desmonte do ensino superior público, da ciência, da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico no Brasil, principalmente no Nordeste.

A manutenção destes cortes voltados aos programas de nota 3 e 4, e somam-se aos outros estrangulamentos orçamentários do CNPq, Finep e demais agências que financiam o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, representa um retrocesso sem precedentes no desenvolvimento autônomo do país, que, se concretizado, resultará em perdas irrecuperáveis e irreversíveis, tanto econômicas, quanto sociais, e que levarão décadas para serem revertidas.

Do ano 2000 até 2017 a pós-graduação da região Nordeste cresceu 345%, como consequência, na última avaliação quadrienal, 79,9% dos programas de pós-graduação da região tiveram notas 3 e 4 (a média nacional é 67,8%). Muitos desses programas são jovens, ainda em fase de consolidação e apresentam elevado potencial de crescimento, uma vez que estão localizados em regiões economicamente desfavorecidas, onde apresentam elevada importância e inserção social, científica e tecnológica. A continuidades deste cortes continua a afetar diretamente a pesquisa científica da Universidade Regional do Cariri (URCA), tendo em vista que, todos os seus programas de pós-graduação são recentes e apresentam potencial de crescimento apontados nas avaliações anteriores promovidas pela CAPES.

Lutamos por mais equidade na distribuição dos recursos destinados à educação, ciência e tecnologia no Brasil. Alertamos que um país sem um povo educado, sem ciência e tecnologia de qualidade, sem liberdade de pensamento, não se consolida como nação com desenvolvimento sustentável e socialmente justa. Portanto, a Universidade Regional do Cariri manifesta-se veementemente contra a manutenção dos cortes, do desmonte do ensino superior público e da pesquisa do Brasil, que constituem o patrimônio único insubstituível consenso entre todos os governos de países desenvolvidos e em desenvolvimento.