Histórico

 

A Universidade Regional do Cariri (URCA), foi criada pela Lei Estadual nº 11.191 de 09 de Junho de 1986, autorizada a funcionar por Decreto Presidencial de 11 de fevereiro de 1987 e, instalada em 07 de março e 1987. Em 1º de março de 1993 ela foi transformada em fundação, com o nome de Fundação Universidade Regional do Cariri (Lei 12.007-A).

 

Foi originada a partir da Faculdade de Filosofia do Crato, onde eram ministrados os cursos de Pedagogia, Letras, História, Geografia e História Natural (habilitação plena em Biologia), reconhecidos pelos Decretos Federais nº 67.140/70 e nº 69.977/72 e Portaria Ministerial nº 487/80.

 

Foram incorporados a Universidade, os cursos de Ciências Econômicas, Direito, Formação de Tecnólogo, nas modalidades Construção Civil – Edifícios, Topografia e Estradas e Ciências (curta duração), integrantes da rede da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

 

Uma instituição fortemente nascida da mobilização da comunidade regional em torno de um ideal, a URCA tem a grande missão, apontada no seu texto regimental e evidente na sua prática: “contribuir significativamente para a transformação da realidade regional, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em sintonia com as aspirações da sociedade, constituir-se agente ativo do processo de desenvolvimento das regiões do Cariri e Centro Sul do Ceará, prioritariamente.”

 

Entretanto, seu raio de ação geoeducacional mais direto, ultrapassa as fronteiras do Ceará, estendendo-se aos estados do Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piaui, beneficiando 106 municípios. Atua na busca de soluções dos problemas relacionados com o desenvolvimento econômico e social da região, desenvolvimento sustentável e includente como desiderato. Por sua função precípua a URCA se inclina também sobre os problemas nacionais e universais, sendo propulsora da ciência, da cultura e da civilização de forma criativa e inclusiva.

 

Atualmente a Universidade Regional do Cariri tem como demarcações a busca constate pela integração com a comunidade, o fortalecimento da produção do conhecimento aplicado em todas as suas áreas de atuação, a excelência na instrução de profissionais e o destaque na formação de professores para atuar em todos os níveis da educação.

 

Na sua evolução ao longo do tempo, a URCA contou com importantes expansões: aquisição do Museu de Paleontologia Prof. Plácido Cidade Nuvens em Santana do Cariri, a implantação das suas unidades em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha, a aprovação da candidatura do Araripe Geoparque Mundial da UNESCO com sucessivas avaliações exitosas projeto de grande ousadia e que já é referência no Brasil e na América Latina.

 

De uma universidade que antes exclusivamente formava professores, a URCA ampliou e incrementou à sua estratégica tarefa a produção do conhecimento inovador pela implantação da pós-graduação e consolidação da pesquisa, sendo a primeira instituição do Cariri a implantar a pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado e de doutorado.