Agentes da PRF participam de curso de Combate ao tráfico de fósseis promovido pela URCA/LP e Geopark

24 de maio de 2023 - 13:56

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Laboratório de Paleontologia e do Geopark Araripe, realizou nos dias 11 e 12 de maio, o curso de Combate ao tráfico de fósseis para a Polícia Rodoviária Federal – PRF. Participaram 12 policiais rodoviários federais.

Os professores da URCA, Álamo Saraiva, Renan Bantim e Rarisson Sampaio, deram palestras sobre legislação, identificação e acondicionamento de fósseis. O grupo de policiais do curso conheceu em campo as principais unidades geológicas fossilíferas da Bacia do Araripe, como também, as áreas de exploração do calcário laminado (pedra cariri) e gipsita nos municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda, através de aulas de campo.

São ações que possibilitam através do conhecimento científico aliado à segurança, o combate ao tráfico de fósseis na Bacia do Araripe, dando protagonismo à Universidade desse trabalho com os docentes da instituição.

O curso também possibilitou aos participantes visita ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, onde se encontra um dos maiores acervos de fósseis do período Cretácea do planeta.