Chapada do Araripe incluída pelo IPHAN na Lista Indicativa Brasileira

18 de março de 2024 - 12:31

Mais um grande passo para o reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio Mundial Dá Humanidade. Na última sexta-feira, foi anunciado pelo Ministério da Cultura, a inserção da Bacia cultural sociobiodiversa da Chapada do Araripe na Lista Indicativa Brasileira pelo Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Importante destacar em todo o processo de encaminhamento para mais um passo em direção a esse reconhecimento, o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), instituição pioneira nos estudos patrimoniais da Região.

A inserção da Chapada do Araripe na Lista Indicativa significa que, a partir de agora, a área passa a fazer parte dos bens brasileiros que tem potencial para iniciar o processo de candidatura, primeiro estágio em busca do reconhecimento como Patrimônio Mundial.

A Chapada do Araripe foi incluída pelo Iphan, do Ministério da Cultura, na lista indicativa brasileira, ao lado da sede da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. A provação final será realizada pelo Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco.