Encontro de entidades do ensino superior com o presidente do TSE, Edson Fachin, fortalece luta pelo fortalecimento da democracia

1 de julho de 2022 - 10:51

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA) participou de audiência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin. Na ocasião, ele esteve representando a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), como atual presidente do órgão, além das representações da ANDIFES e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). A reunião aconteceu na última semana.

O importante papel dessas entidades na representação da rede de educação de ensino superior pública no Brasil, e a relevância na formação cidadã no contexto democrático foi destacado durante o encontro.

Segundo o Presidente da ABRUEM e Reitor da URCA, Professor Lima Júnior, esse momento é de grande relevância para a manifestação dessas entidades no compromisso com a democracia brasileira, principalmente num momento de transição democrática. “A finalidade nesse momento é fortalecer o sistema democrático, porque não há ambiente formativo sem a democracia. Então, essas instâncias estão defendendo a democracia”, disse.

No documento publicado por essas instituições, são ressaltadas questões como o ato do livre pensar, como basilar para o ensino, o aprendizado e transformação, que ancora-se na capacidade de escolher livremente, dentro do princípio fundamental de uma sociedade democrática. Acrescenta ainda que “o processo educacional é indissociável do exercício democrático”, afirma.

Conforme a manifestação das entidades, a cidadania é pressuposto indissociável da capacidade de uma sociedade realizar livremente a eleição de seus representantes para a gestão de diferentes esferas de governo e de parlamentos, característica marcante dos poderes constituídos de qualquer nação que se pretenda livre e democrática. “O Tribunal Superior Eleitoral, instância máxima de todos os processos eleitorais pós-ditadura no País, ao conduzir com segurança e lisura todas as eleições do período democrático recente, garantiu reconhecimento e destaque ao Brasil como exemplo de democracia na América Latina e no mundo”, completa.

Veja mais sobre o documento:

Em um país de dimensões continentais e com eleitores e eleitoras contados aos milhões, a complexidade da realização de pleitos diversos não pode ser minimizada. Ainda assim, o sistema eleitoral brasileiro respondeu com eficiência, solidez e inovação a estes desafios. Uma das principais inovações brasileiras, que é a instituição e o aperfeiçoamento no Brasil das urnas eletrônicas, permitiu que a democracia se manifestasse em toda sua plenitude, com a proclamação de resultados com agilidade e segurança. A confiança das universidades federais, estaduais e institutos federais nas urnas eletrônicas é tamanha, que várias destas instituições as utilizam há anos em suas eleições para reitores, sem registrar sequer um incidente que colocasse em dúvida os resultados obtidos. Neste sentido, representando o conjunto das universidades federais, estaduais e municipais e os institutos federais do Brasil, a ANDIFES, ABRUEM e CONIF manifestam seu apoio ao sistema eleitoral e ao processo democrático brasileiro, bem como a sua confiança no Tribunal Superior Eleitoral, na sua consolidada tradição de realizar eleições livres e seguras, coibindo excessos e ilegalidades de toda a sorte que porventura venham a acontecer, assegurando o exercício de eleições livres e da democracia em nosso país.