III Ciclo de Formação Docente Continuada da URCA começa nesta terça-feira, dia 23

22 de maio de 2023 - 22:30

Objetivo do evento é debater currículo e Formação Docente numa Perspectiva Inclusiva, Crítica e Sensível

Será aberto nesta terça-feira, 23, na Universidade Regional do Cariri (URCA), o III Ciclo de Formação Docente Continuada, a partir das 9h, com o Módulo I. O evento (remoto para os membros do Núcleo de Formação Docente) contará com a Profa. Dra. Cristina d’Ávila, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre o livro que organiza Ateliê Didático: uma abordagem criativa na formação continuada docentes universitários.

A programação na parte da tarde trará a discussão sobre O ensinar inclusivo: os desafios na URCA para construir uma didática sensível, tendo como ministrante a Profa. Dra. Cristina d’Ávila, que é pesquisadora convidada da Universidade de Montréal – LIRES/UdM/Ca e Professora Titular da Faculdade de Educação da UFBA, além de líder do Grupo de pesquisa em educação, didática e ludicidade – GEPEL/PPGE/UFBA.

Segundo os organizadores, essa é uma entre as várias ações do NFD, para organizar e debater sobre a formação continuada. O encontro será exclusivo para os membros do NFD, mas em breve, todos e todas poderão ter a oportunidade de conhecer Cristina D’Ávila num evento que está sendo organizado para o próximo semestre.

A formação seguirá por quatro módulos, com programação já prevista, com oficinas, fórum e cursos, durante o ano, com o segundo já previsto para o dia 21 de junho.

A finalidade é promover formações continuadas que fomentem discussões sobre a qualidade do ensino na URCA, por meio da reflexão da prática docente de seus professores e professoras, sob uma perspectiva inclusiva, crítica e sensível.

O III Ciclo de Formação Docente Continuada da URCA visa dar continuidade às formações que a PROGRAD, juntamente com o Núcleo de Formação Docente (NFD), vem realizando dentro da instituição desde 2016. Este novo ciclo de formação tem como inspiração a pesquisa realizada pelas pesquisadoras e autoras do livro “Ateliê Didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários” (2018), estudado pelos membros do NFD ao longo do ano de 2022.

Veja os próximos módulos a serem realizados

Módulo II – dia 21/06 (quarta-feira) – apenas os membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs/URCA) (presencial). 08h00 às 11h30: Oficina: Pensando o currículo por meio dos PPCS dos cursos de graduação 11h30 às 14h30: almoço 14h30 às 17h30 – Debate/oficina: Como fazer um ensino inclusivo e sensível? Provocações e estratégias de ação Ministrantes: membros do NFD (50 vagas) 10 h/a

Módulo III – Evento: III Fórum Pedagógico Data: 05 ou 06/09 de 2023 08h às 11h30: Escuta pedagógica nos departamentos: A URCA que experienciamos Mediadores: membros do NFD, NDE e coordenação de curso 18h às 21h30: Palestra: Ateliê didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários Palestrante: Cristina d’Ávila (UFBA) Público-alvo: Professoras/es da URCA

Módulo IV – Formação Docente – todas/os professoras/es da URCA 1.

Curso 1: A relação entre currículo, formação e docência na Universidade;

Curso 2: Metodologias da Educação Superior;

Curso 3: Planejamento e planos de aula: ferramentas fundamentais do processo ensino-aprendizagem

Os cursos serão mediados por membros do NFD e convidados. Cada curso terá duração de 20h/a, sendo 12h/a no formato presencial e 8h/a no formato remoto. 20 vagas por curso.

Docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Cariri-URCA.