Mapa Cultural de Barbalha elaborado pelo programa de Extensão e Patrimonialização da URCA

30 de janeiro de 2023 - 23:45

 

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Programa de Extensão e Patrimonialização na URCA – Ação Mapa Cultural do Município de Barbalha, foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 30, no auditório do Geopark Araripe. Na ocasião, o trabalho foi apresentado pela equipe que compõe o programa, com 16 bolsistas, envolvendo uma ação interdisciplinar, e a Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy, além dos professores que compõem parcerias. Os resultados referem-se ao levantamento feito pela equipe de pesquisadores para elaborar o documento, que traz de forma minuciosa e facilitada, a um conhecimento amplo dos grupos, seus mestres, localização por atividade artística, com medições no google maps, entre outros aspectos.

A apresentação contou com a presença do Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, o vice-reitor, Carlos Kleber de Oliveira, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, além dos bolsistas participantes dos trabalhos, que realizaram a apresentação, a pró-Reitora da Proex, Sandra Nancy, e o representante do Geopark Araripe, Nivaldo Soares.

Segundo a Pró-Reitora Sandra Nancy, a partir das informações coletadas para compor o mapa, é possível realizar eventos diretamente do território dos mestres no Município, e também ao longo do ano, além de fomentar o turismo em suas casas e terreiros, com as apresentações nos próprios locais de origem. Para a docente, seria possível também ter uma programação anual com os grupos, o que tornaria mais facilitada a captação de recursos, até por Barbalha ter o reconhecimento de patrimônio do Estado e regional. “Esses dados vão facilitar essa captação e promover a qualidade de vida das pessoas”, afirma. Ela ainda destaca a importância da extensão, com o seu papel de gerar impacto na vida dos estudantes e também da comunidade.

Esse trabalho foi iniciado em 2020 com a parceria da Prefeitura de Barbalha, que solicitou o mapa cultura local, e envolveu a participação de professores colaboradores. A Pró-reitora afirma que a ação será desencadeada na área de patrimonialização também em Crato, inserindo 30 imóveis. O trabalho envolve uma equipe multidisciplinar.

Manifestações culturais, mesmo com 65 atividades já inseridas no mapa, ainda estão sendo prospectadas pelo grupo de pesquisadores. Dentre grupos que não foram incluídos ainda estão os artesãos que realizam trabalhos com bilros, couro, barro, entre outros, pela dificuldade de localização.

Riqueza Cultural 

Barbalha conta com uma riqueza cultural muito grande. A aluna do curso de História da URCA, Taís Regina, que está fazendo parte do trabalho de pesquisa, fez a apresentação inicial do mapeamento. Ela disse que o programa para o desenvolvimento das atividades de extensão é interdisciplinar, e conta com geografia, história, arquitetura, e os alunos têm essa questão do contato com a educação patrimonial, de conhecer, pesquisar e escrever sobre essas culturas.

A bolsista expôs a responsabilidade no trabalho minucioso desde a coleta de informações, incluindo também as categorias, conforme estabelece o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O bolsista Luiz Eduardo, destacou a forma como foi elaborado o processo de georreferenciamento, como foram divididas as partes para facilitar a localização e leitura dos locais inseridos os grupos, com sua maior concentração no Arajara, seguido também pelo sítio Farias, Caldas, Bairros Santo Antônio, Alto da Alegria e Rosário.

Também houve a divisão por categorias, incluindo celebrações, folguedos, formas de expressão, Saberes e fazeres, e os mapas temáticos como os de folguedos, quadrilhas juninas, samba de roda, capoeira, entre outros. Essa será uma maneira importante de melhor trabalhar as informações, incluindo a utilização de símbolos, “no final do trabalho terá o mapa da cultura”, disse ele.

O trabalho renderá a identificação dos grupos nas localidades, contando com uma visualização tridimensional das manifestações culturais, podendo ser identificados no google maps, por onde foram calculadas as rotas.

O Reitor da URCA, Professor Lima Júnior, ressalta a importância de estar sendo desenvolvido um trabalho de extensão, e que agora inclui novos conceitos de atuação. Ele enfatizou a parceria da URCA com o Município de Barbalha. O georrefenciamento tem uma grande importância, segundo o Reitor, na construção de roteiros, valorização dos mestres da cultura, e geração de renda com a roteirização, além do apoio do Governo do Estado, através do Fecop, com a concessão das bolsas destinadas aos pesquisadores.

O Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, afirmou que esse trabalho fornece uma bagagem importante para o fortalecimento da identidade cultural da cidade, para colocar Barbalha no cenário cultural do Brasil. Ele disse que é essencial manter a identidade cultural do lugar, atuar na defesa da cultura e do turismo. “É um trabalho que vem agregar informações, para que possam ser disponibilizadas em sites e aplicativos”, pontuou.