Pesquisadores da URCA integram visita técnica a Harvard University, nos EUA

13 de março de 2024 - 15:28

Com o objetivo de apresentar e discutir resultados da pesquisa intitulada “Effect of covid-19 and violence on the work process and mental health of community agents in Brazil” (“Efeito da covid-19 e da violência no processo de trabalho e na saúde mental dos agentes comunitários no Brasil”), a Universidade Regional do Cariri (URCA) integra comitiva de oito pesquisadores de instituições do Ceará e Pernambuco para realização de visita técnica à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, no período de 18 a 22 deste mês.

Os pesquisadores realizam estudos na área de Atenção Primária à Saúde (APS) e integram instituições da rede Nós APS Brasil, da qual participam mais de 20 estudiosos de diversos estados sob coordenação da Profª Anya Pimentel Fernandes Gomes Vieira Meyer. Ela atualmente é pesquisadora visitante na Universidade de Harvard e orientadora de estágio pós-doutoral na Fundação Oswaldo Cruz Ceará (FIOCRUZ-CE) da Profª Grayce Alencar Albuquerque, do Departamento de Enfermagem da URCA, que integra a rede Nós APS Brasil. A profª aposentada da URCA, Maria de Fátima Antero Sousa Machado, também integrante da rede nós APS Brasil, participará da  visita técnica a Havard.

A referida pesquisa é financiada pela Fundação Lemann/Universidade de Harvard, Fiocruz e Funcap, sendo coordenada pela pesquisadora da Fiocruz Ceará, Profa. Dra. Anya Pimentel Fernandes Gomes Vieira-Meyer, atualmente visiting researcher (pesquisadora visitante) na Harvard University.

Os dados, coletados desde 2019, apresentam situação complexa da influência da violência e da Covid-19 nos processos de trabalho e saúde mental dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em 8 municípios nordestinos (quatro capitais: Fortaleza, Teresina, João Pessoa e Recife; e quatro cidades do interior do Ceará: Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). De uma maneira geral, observa-se que quanto maior a violência urbana, menor a capacidade dos ACS de desenvolver suas atividades, inclusive relacionada a Covid-19, e maior é o sofrimento mental destes. Desta forma, regiões mais vulneráveis (maiores indicadores de violência), que mais necessitam de cuidados em saúde, são também as que mais se relacionam a diminuição de serviços ofertados pelos ACS devido à violência urbana, explica a coordenadora da pesquisa, profª Dra Anya.

Os professores brasileiros serão recebidos pelas professoras Anya Vieira-Meyer, Aisha Yousafzai e Márcia Castro, em uma produtiva agenda de eventos, visitas e encontros com pesquisadores americanos da School of Public Health T. Chan, do David Rockfeller Center for Latin American Studies (DRCLAS), Takemi fellowship, entre outros da Universidade de Harvard.

Confira a relação dos visitantes a Harvard: Profª Alice Maria Correia Pequeno (SESA), Profª Ana Patrícia Pereira Morais (UECE), Profª Maria de Fátima Antero Sousa Machado (FIOCRUZ-CE e URCA), Profª Maria Socorro de Araújo Dias (UVA), Profª Maristela Inês Osawa Vasconcelos (UVA), Profª Regina Glaucia Lucena Aguiar Ferreira (UFC), Prof. André Luiz Sá de Oliveira e Prof. Sidney Feitoza Farias (ambos da FIOCRUZ-PE).

SAIBA MAIS

A rede Nós APS Brasil é formada por pesquisadores da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Foi construída em 2019 a partir do encontro de pesquisadores de duas redes de pesquisa preexistentes: a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e a Rede FIOCRUZ Nordeste, entendendo como objetivo em comum o aprofundamento dos conhecimentos na área da atenção primária, mais especificamente dos atores envolvidos na Estratégia de Saúde da Família, através de avaliação dos desafios encontrados e proposição de caminhos para seus enfrentamentos.

 

Mais informações no site da FIOCRUZ-CE e no canal da rede no YouTube.

Fonte: Profª Anya Pimentel Fernandes Gomes Vieira Meyer, FIOCRUZ-CE, pesquisadora visitante na Universidade de Harvard –  e-mail: anyavieira10@gmail.com  / Profª Grayce Alencar Albuquerque, URCA – e-mail: grayce.alencar@urca.br