PET Enfermagem aborda em seu III Colóquio a temática do Autismo

10 de novembro de 2022 - 13:56

Na sua III edição, o Colóquio promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), traz como centro de discussões a temática “Autismo e Cuidado Integral: da sensibilização à inclusão”.

No Brasil, estima-se que existem dois milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prevalência de pessoas com TEA vem aumentando progressivamente ao longo dos anos. Em 2004, o número divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, era de 1 criança com TEA a cada 166 crianças sem TEA. Em 2012, esse número estava em 1 para 88. Já em 2018, passou a 1 em 59. Na última publicação do CDC de 2020, a prevalência estava em 1 para 54. Publicado em 2 de dezembro de 2021, o mais recente relatório do CDC mostra que o valor já é 1 em cada 44 crianças.

Dada a importância dos indicadores e da necessidade da discussão da temática voltada ao acolhimento destas crianças e demais pessoas com TEA, faz-se relevante formular estratégias para fornecer acesso equitativo aos serviços de diagnóstico e acompanhamento, garantindo inclusão de pessoas com TEA na sociedade, exercendo dignamente seus direitos e deveres.

Assim, o PET Enfermagem convida profissionais interessados no tema, especialmente das áreas de educação e saúde, bem como familiares de pessoas com TEA e demais interessados na temática, para participação nesta III Edição do Colóquio PET. O evento ocorrerá no dia 19 de novembro de 2022, nos períodos da manhã e da tarde, com transmissão pelo youtube no canal do PET Enfermagem URCA.

O evento é gratuito e haverá emissão de certificado de participação.

Para inscrições favor acessar o link:

https://forms.gle/a9LNVt5SsAesqDjR6