Prograd divulga cartilha sobre o ENADE com principais informações sobre o exame nacional

9 de outubro de 2021 - 01:01

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) da Universidade Regional do Cariri (URCA), divulga cartilha sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), com a finalidade de dirimir dúvidas relacionadas ao exame, voltado para avaliação do desempenho, em relação aos conteúdos aplicados nas universidades, de acordo com as diretrizes curriculares.

Com isso, a Prograd desenvolveu um questionário com as principais dúvidas dos alunos.

Saiba mais:

O que é o ENADE?

Conforme o edital Nº 36, de 12 de julho de 2021, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) afere o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos que estão previstos nas diretrizes curriculares ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia de cada curso de graduação, suas habilidades e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, relacionados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Qual o objetivo do ENADE?

O edital Nº 36, de 12 de julho de 2021, estabelece que o ENADE tem por objetivo avaliar os cursos e as Instituições de Educação Superior com base no desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação. Assim, os resultados dos estudantes no ENADE servirão para a produção de informações subsidiárias às ações de indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Como é a estrutura da prova do ENADE?

As provas do Enade 2021 terão duração total de 4 (quatro) horas, compostas por uma parte de Formação Geral e uma de Componente Específico. A parte de Formação Geral terá 10 (dez) questões, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. A parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

Quando serão as provas do ENADE?

As provas do ENADE 2021 serão aplicadas no dia 14 de novembro de 2021 (domingo) seguindo o horário de Brasília-DF, conforme descrito a seguir:

Abertura dos portões 12h
Fechamento dos portões 13h
Início da prova 13h30
Término da prova 17h30

 

O ENADE é obrigatório?

Segundo o edital Nº 36, de 12 de julho de 2021, o ENADE é componente

  • 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

 

DO PREENCHIMENTO DO CADASTRO PELO ESTUDANTE

O edital Nº 36, de 12 de julho de 2021 prevê que o cadastro do estudante deve ser realizado pelo endereço <enade.inep.gov.br >, no período do dia 19 de julho ao dia 13 de novembro de 2021 às 23h59 (horário de Brasília-DF).

Antes de preencher o cadastro, o estudante deverá criar senha de acesso para o Sistema Enade, no endereço <sso.acesso.gov.br>, que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro. Além disso, será possível acompanhar a situação de sua inscrição; preencher o Questionário do Estudante; consultar o local de provas; consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição.

QUAIS OS CURSOS DA URCA QUE PARTICIPARÃO DA EDIÇÃO 2021 DO ENADE?

Os cursos participantes desta edição de 2021 da Universidade Regional do Cariri são dos seguintes campi e das Unidades:

Pimenta: Licenciatura em Ciências Biológicas; Bacharelado em Ciências Biológicas; Licenciatura em Ciências Sociais; Bacharelado em Ciências Sociais; Licenciatura em Educação Física; Licenciatura em Geografia; Licenciatura em História; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Química; Licenciatura em Letras- Inglês; Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa.
CRAJUBAR: Licenciatura em Física; Licenciatura em Matemática.
Violeta Arraes: Licenciatura em Artes Visuais.

UNIDADES DESCENTRALIZADAS:
Campos Sales: Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa.
Iguatu: Licenciatura em Educação Física
Missão Velha: Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa.

Como acesso o sistema ENADE?

::. O acesso ao sistema Enade está disponível no endereço: enade.inep.gov.br
::. Onde posso me informar mais sobre o ENADE? Edital 36 de 12 de julho de 2021
::. Além disso, a PROGRAD divulga cartilha informativa: Cartilha ENADE 2021