Reitor da URCA nomeado membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, órgão liderado pelo presidente Lula 

22 de maio de 2023 - 12:05

  O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Júnior, atual presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) foi nomeado como membro titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). A publicação da nomeação ocorreu na última sexta-feira, 19, no Diário Oficial da União. Como suplente, foi nomeado o vice-presidente da ABRUEM , Professor Odilon Máximo.

Pela primeira vez um Reitor da URCA assume a representação de destaque, já que o CCT é um órgão da mais larga importância do ponto de vista nacional, que atua como órgão consultivo, de assessoramento superior do presidente da República.

O conselho foi restabelecido em abril deste ano, através do decreto n⁰ 11.474, de forma ampliada a participação de órgãos do governo e da sociedade civil, além de ser reativado o Pleno do Conselho.

O CCT trabalha a reindustrialização do Brasil, tendo a ciência, a tecnologia e a inovação, como um dos meios estruturantes do desenvolvimento nacional. Uma das principais atribuições está voltada para a formulação e implementação da política nacional de C, T & I.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, preside o CCT, enquanto o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) atua como secretaria executiva do órgão. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ocupa a vice-presidência do Conselho.

De acordo com o decreto, o CCT será composto por 34 membros, além de contar com o presidente da República e 16 ministros de Estado, e membros como produtores e usuários da Ciência e Tecnologia, mais 9 representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia.

Ainda farão parte do Conselho diversas comissões temáticas setoriais, que passarão a ser criadas conforme a necessidade e por resoluções internas do órgão, as quais poderão ter a participação tanto de conselheiros, como de empresários, especialistas e dirigentes públicos especialmente convidados. O novo conselho tem como missão propor a política de ciência e tecnologia para o Brasil, como fonte e parte integrante da política nacional de desenvolvimento.

A notícia da nomeação do professor da URCA, Lima Júnior, que em julho finaliza o seu período à frente da Reitoria da URCA, foi recebida no meio acadêmico com grande entusiasmo, em todo o Brasil, já que atualmente ocupa o cargo de presidente da ABRUEM.