Revista Sertão História divulga chamadas para publicação nos dois primeiros Dossiês

23 de setembro de 2021 - 15:25

A Revista Eletrônica Sertão História do Núcleo de Estudos em História social e Ambiental, divulga chamadas para publicação nos dois primeiros dossiês.

::. Chamada para publicação no primeiro semestre de 2022: Dossiê História do Brasil Profundo

Sertão História lança sua primeira chamada para submissões. Será o Dossiê História do Brasil Profundo. Serão aceitos também artigos de temática livre. Submissões até 30 de novembro de 2021. Publicação (Jan-Jun 2022) Volume 1, número 1 (http://revistas.urca.br/index.php/SertH/announcement/view/3).

História do Brasil Profundo

O Brasil enquanto estado-nação tem uma história relativamente recente em comparação a outros países, pois não completou dois séculos da independência formal em relação à Portugal. No entanto, os povos originários e os que vieram durante a colonização e a posterior formação do Estado Nacional, marcaram a construção do “Brasil profundo” – complexo, desigual e diverso.

O objetivo do dossiê é reunir artigos que façam a reflexão sobre as histórias desses diversos Brasis, nas esferas simbólica, espacial e social. As fronteiras, o território, circuitos e trajetórias governativas, os espaços de conflitos e resistências, artes e culturas, as diversas práticas sociais, econômicas e políticas que se entrecruzam na construção do Brasil.

::. Chamada para publicação no segundo semestre de 2022: Dossiê História Ambiental: problemas e abordagens

Sertão História lança chamada para submissões. Com publicação no segundo semestre de 2022. Será o Dossiê História Ambiental: problemas e abordagens. Serão aceitos também artigos de temática livre. Submissões até 25 de maio de 2022. Publicação (Jul. – Dez. 2022) Volume 1, número 2 (http://revistas.urca.br/index.php/SertH/announcement/view/4).

História Ambiental: problemas e abordagens  

A História Ambiental produz abordagens inéditas sobre as relações entre as sociedades e o meio ambiente, em diferentes temporalidades e com o uso de fontes diversas. O objetivo do dossiê é reunir artigos que problematizem diferentes perspectivas sobre as relações natureza e cultura, discutindo conflitos e tensões de caráter socioambiental, movimentos sociais, paisagens culturais em diferentes contextos e temporalidades e transformações naturais do mundo contemporâneo. Florestas, recursos hídricos, sertões, paisagens, relação rural-urbano, significados simbólicos e culturais e proteção e conservação.

::. Sertão História – Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente