URCA fecha o ano de 2021 com vitória para os servidores e ajuste do PCCV

3 de janeiro de 2022 - 16:06

Uma conquista histórica dos servidores da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi registrada no final deste ano de 2021, com a aprovação do ajuste do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores técnico-administrativos da URCA.

A mensagem do Governado do Estado do Ceará, para a Assembleia Legislativa, foi aprovada no último dia 23 de dezembro de 2021. As melhorias consistem no redimensionamento da tabela vencimental base, com acréscimo de 10%, aumento da Gratificação de Desempenho Técnico-administrativo (GTDA), de 20% para 30%, e no acréscimo de 10% sobre o salário base para os portadores de diploma superior. “A  conquista é graças à mobilização dos reitores das universidades estaduais, aprovação do Governador do Estado e da AL e mobilização dos servidores, que merecidamente tem o reconhecimento”, afirma o Vice-Reitor da URCA, Carlos Kleber de Oliveira.

O Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, destaca que o PCCV dos servidores técnico-administrativos das universidades estaduais vem de uma longa negociação objetivando sua atualização valorizando este segmento tão importante nessas instituições de ensino superior. “Os níveis de salários e vencimentos desta categoria até então eram os mais baixos das universidades estaduais nordestinas, gerando desestímulo. Desde o Governo Cid Gomes as negociações vinham sendo conduzidas de modo coletivo com o Sindicato dos Servidores das três instituições, tendo seus altos e baixos a cada rodada”, lembra.

As negociações com os servidores foram retomadas pelo Governador Camilo Santana, juntamente com o Secretário Inácio Arruda (SECITECE), incluindo a participação dos reitores da URCA, UECE e UVA. Conforme o Professor Lima Júnior, a conquista adquiriu concretude pela autorização de mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará e sua aprovação no último dia 23 de dezembro e ressalta o importante papel da URCA nas mobilizações e diálogos.