URCA participa da segunda etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2024

16 de abril de 2024 - 10:55

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável no Ceará (CECTI) foi aberta na manhã desta terça-feira (16/04), com a presença da Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, que relatou a importância do evento. “É um momento para ouvir os cidadãos, a conferência é uma oportunidade de refletir a ciência e tecnologia e a inovação para a sociedade”, disse.

Em seguida, a Secretária de Ciência e Tecnologia do Ceará, Sandra Monteiro, agradeceu a presença de todos e destacou o empenho do Reitor e da Vice-reitora da URCA, Carlos Kleber e Socorro Vieira, respectivamente, em participarem do evento. A Secretária enfatizou que está trabalhando para o avanço dos quatro eixos que serão discutidos no evento. “É importante a participação de todos, sobretudo, no eixo do desenvolvimento social”, mencionou.

Após, o Coordenador do evento, Henry Campos, comunicou a agenda de trabalho do evento e mencionou o público alvo. “Com muita satisfação, continuamos a segunda etapa da conferência, que reúne representantes de 42 municípios, gestão pública, academia, sociedade científica, empresas públicas e privadas, indústrias, organizações não governamentais, movimentos sociais e estudantes”, relatou.

A cerimônia é uma realização da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará. A segunda etapa é voltada para as Macrorregiões Cariri e Centro-Sul, e acontece em formato online através do Google Meet. O evento é composto por quatro conferências regionais de caráter preparatório para a V CNCTI, a ser realizada em Brasília, dia 4 a 6 de junho de 2024.

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor, Carlos Kleber, a Vice-reitora, Socorro Vieira, o Pró-reitor de Empreendedorismo e Inovação, Frederico Tavares, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rosa Medeiros, e o Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Renato Fernandes, entre outros participantes.

A conferência estadual tem como objetivo identificar os temas prioritários de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável do Ceará, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como com os 98 programas definidos no Plano Plurianual 2024-2027 do Governo do Estado do Ceará, para construção dos próximos passos para a Ciência, Tecnologia e Inovação no Ceará.

Durante o evento, serão abordados quatro eixos temáticos, (1). Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; (2). Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; (3). Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos estaduais; e (4). Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.