URCA realiza diversas ações no Janeiro Roxo, mês da conscientização contra a hanseníase

26 de janeiro de 2023 - 11:34

A Liga Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão (LIDONE) coordenado pela Professora Dra. Maria do Socorro Vieira Lopes e o Projeto de Habilidades e Práticas em Saúde Coletiva (HPSC), coordenado pela Profa. Dra. Edilma Gomes Rocha Cavalcante, do departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), estão desenvolvendo ao longo do JANEIRO ROXO, mês alusivo à conscientização e combate à hanseníase, ações cuja finalidade é levar informações à comunidades, capacitar os profissionais de saúde e acadêmicos de Enfermagem.

Conforme a coordenadora, a pauta está voltada para discutir o preconceito, estigmatização da doença, combater a desinformação com dados baseados em evidências científicas. Além de realizar busca ativa, contribuir para o diagnóstico precoce da hanseníase e a prevenção de incapacidades. Para isso, foi realizada também a capacitação com os profissionais de saúde do município do Crato, sobre o tema.

De acordo com o Departamento de Enfermagem, foram desenvolvidas ações como Educação em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde do município do Crato; Acompanhamento de pessoas afetadas pela hanseníase no domicílio; Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde Crato-CE e busca-ativa de casos suspeito de hanseníase em áreas de equipes de saúde da família.

As alunas envolvidas na busca-ativa que fazem parte da liga sobre doenças negligenciadas – LIDONE da URCA em atividade no Janeiro Roxo, que é o mês de conscientização e combate à hanseníase.