URCA realiza III Encontro de Residência Pedagógica de 20 a 22 de março

21 de março de 2024 - 16:00

Aberto na noite desta quarta-feira, 20, o III Encontro de Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri (URCA), que este ano tem como temática “Resistências Pedagógicas, Transformando Desafios em Oportunidades”. A abertura foi realizada no Salão de Atos da URCA, pelo Reitor Carlos Kleber de Oliveira, e coordenação do Programa.

Na oportunidade, foi realizada apresentação cultural e a conferência de abertura da Professora Dra. Jaqueline Rebêlo, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Forpibid-PRP, com a coordenação institucional do Programa da professora Isabelle de Luna. Uma exposição com os trabalhos desenvolvidos durante o Programa, foi aberta no Salão da Terra, com diversas experiência desenvolvidas ao longo da Residência. Durante a abertura também estivera presentes a Vice-Reitora da URCA, Professora dra. Socorro Vieira, e a Coordenadora do PIBID, Professora Dra. Francisca Clara de Paula.

O encontro acontece até o próximo dia 22, com grande programação, incluindo mesas redondas, apresentações de grupos de trabalho e artístico-culturais. Nesta sexta-feira, a partir das 16h, acontece a conferência de encerramento, sobre “O Cenário Educacional Brasileiro, Perspectivas Políticas, Ambientais e Pedagógicas, no Salão de Atos, com o Professor Dr. Egberto Melo e a Professora Dra. Isabelle Luna, da URCA, com mediação da Professora Dra. Adriana Simião. O evento será finalizado com a Mostra Didática, que acontece das 8h30 às 16h.

O Reitor Carlos Kleber de Oliveira destaca a importância do programa. Ele afirma que toda universidade ganha com a execução do Residência e ressalta os inúmeros resultados e ações, que são impactantes para a formação, além dos territórios que todos os profissionais atuam.

A Coordenadora do Programa, Isabelle de Luna Alencar, agradece o apoio para realização do evento, em nome da administração da URCA e dos docentes orientadores que fazem o programa de residência. “Estamos finalizando mais esse trabalho, com um evento que foi construído coletivamente”, acrescenta. Ela ainda ressaltou a mostra didática, que expõe muitos resultados desenvolvidos pelos professores ao longo do programa. A exposição teve como curadores os professores Fábio José da Costa e Cislândia Brito.