VIII Seminário PIBID URCA 2022 – 2024 realizado nesta quinta-feira, 4, com grande participação

5 de abril de 2024 - 23:46

Realizado na noite desta quinta-feira,5, com auditório do Salão de Atos inteiramente lotado, o VIII Seminário PIBID URCA 2022 – 2024, que trouxe como temática PIBID: Transformando vidas, mudando realidades. A abertura foi realizada pelo Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, juntamente com a coordenação do Programa e a representante da CREDE 19.

O Seminário também marca a conclusão dos trabalhos realizados por essa etapa do Programa, que fecha 2024 com 14 anos desde que começou as atividades na URCA. A coordenadora Institucional do PIBID, Professora Francisca Clara de Paula, ressaltou essa sexta edição, destacando o sucesso desse trabalho que tem sido vivenciado ao longo da sua sexta edição, inclusive com o reconhecimento da CAPES, por ter se tornado um programa consolidado e que envolve uma gama de atores, desde as escolas de municípios da região, fortalecendo mais a formação na URCA.

A parceria com a CREDE, através da grande participação dos professores da rede estadual foi bastante destaca pelos organizadores. Uma forma de oportunizar a realização de grandes projetos e levar a universidade para dentro das escolas.

O Reitor Carlos Kleber parabenizou todas as equipes de trabalho, a participação dos docentes, além da coordenação do PIBID, por mais uma importante etapa do Programa. Na ocasião, os 10 coordenadores e os supervisores receberam certificados pela participação no programa, consolidando mais ainda as parcerias.

A conferência foi proferida pela professora dra. Martha Milene Carvalho, com Doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Especialista em Educação Especial-formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Ela falou sobre a Inclusão Social e Inovação Pedagógica, tendo como mediadora, a professora dra. Francisca Clara de Paula Oliveira. À tarde foi realizada sessão de pôsteres com atividade cultural, realizada pelo professor Amâncio Pimentel e Graziele Feitosa.

Atualmente o programa conta com 216 alunos de 9 licenciaturas da URCA (Biologia, Pedagogia, Química, História, Geografia, Física, Educação Física e Matemática). São 27 professores da educação básica como supervisores. Os coordenadores dos subprojetos representam os cursos de licenciatura da URCA. O PIBID atende escolas públicas municipais e estaduais, incluindo os municípios de Crato e Juazeiro do Norte.