XXVI Semana de Iniciação Científica da URCA homenageia centenário de Paulo Freire 

17 de dezembro de 2021 - 13:46

Será encerrada nesta sexta-feira, 17, a XXIV Semana de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri (URCA), que este ano tem como tema “Centenário de Paulo Freire: contribuição da divulgação científica e tecnológica em defesa da vida, da cidadania e da educação”. O evento foi aberto oficialmente na manhã de segunda-feira, 13, e contou com a presença de representantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Vae do Acaraú (UVA), que expuseram suas experiências e dados relacionados à pesquisa nas suas respectivas instituições.

O Chefe de Gabinete, Professor Edmar Pinheiro, representou o Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior na abertura do evento. Ele destacou a representatividade dos professores das instituições de ensino superior, além do trabalho desenvolvido pela equipe de docentes e alunos para a realização do evento.

Segundo o Chefe de Gabinete, é de grande importância poder contar com a contribuição de experiência de pesquisas dessas instituições e que as experiências venham no sentido de criar redes de estudos e contribuições no campo da pesquisa. “A pandemia e contexto político atual mostrou a importância da unidade das instituições de pesquisas públicas. Também mostrou o sentido no qual se deve caminhar como instituição pública. No centenário de Paulo Freire, nada mais justo do que fazer uma homenagem ao Paulo Freire, que contribui com o pensamento crítico, engajamento político e consciência social, principalmente da classe trabalhadora do País”, disse.

O objetivo da URCA, conforme Professor Edmar Pinheiro, é fazer dessa semana um grande farol que ajuda a iluminar não só o Cariri e Centro Sul, mas todo o Estado do Ceará e o Nordeste como um todo, para mostrar que a universidade não parou na pandemia, mas continuou cumprindo o seu papel, com o ensino, a pesquisa e a extensão, dentro das condições que a realidade atual permite.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Professor Edson Martins, ressaltou o esforço de todos, além da participação do Professor Sidney Lima, que liderou de forma fundamental o Programa de Iniciação Científica. O Pró-reitor fez uma breve explanação sobre o surgimento da iniciação científica na década de 1930 e todo o seu processo dentro das instituições científicas e as políticas de financiamento, até os dias atuais.

Edson Martins destacou a importância da participação das universidades no evento, e a partir do primeiro contato, pensar junto com as instituições e dividir os desafios. “Buscar sair com um plano de trabalho e colocar a iniciação científica na perspectiva de um planejamento estratégico e ao mesmo tempo todas se apoiarem na experiência com todo o vigor que cada uma possa ter.

O professor Sidney Lima afirmou que a semana tem atuado num sentido de olhar mais para dentro. Ele registra ao longo da realização das semanas de iniciação científica da URCA, as experiências de cada momento. “A discussão que antes se trazia, merece nesse momento um destaque, para que seja rotineiramente abordada dentro da semana de iniciação científica”, disse ele. Serão reuniões, debates, que acontecem com os responsáveis pelo Programa de Pós-Graduação, publicações científicas, chefes de departamentos.

A Professora Laura Hevila Inocêncio Leite, Vice-reitora da UFCA, ressaltou o momento de troca para aproximar às instituições, além do fortalecimento de cada uma. A Professora é egressa do curso de Biologia da URCA e do Mestrado de Bioprospecção Molecular. Ela destacou dados da iniciação científica na UFCA, e o impacto financeiro na instituição.

Também participou a professora Joyce Mazza Nunes Aragão, da UVA, com mestrado e doutorado em Enfermagem pela UECE e professora do curso de Enfermagem da UVA, que compartilhou a experiência na UVA no universo da pesquisa. Ela está na coordenação de Pesquisa da UVA, e apresentou um pouco dos resultados da instituição, na área de iniciação científica. A Professora Joélia Marques de Carvalho, pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa do IFCE, falou das características da iniciação científica no IFCE, como a base, além da importância do seu fortalecimento.

O Vice-Reitor, professor Carlos Kleber de Oliveira, saudou professores e alunos que fazem a pesquisa na universidade, e destacou o esforço que tem sido empreendido para fortalecer esse segmento.

O Reitor Lima Júnior, parabenizou a equipe pelo trabalho empreendido pelo evento, e pensar no desafio na pesquisa, na pós-graduação das instituições, tem sido um bom desafio, principalmente por ser universidade no interior.  “Mas deve-se pensar nas plataformas dos territórios que estamos assentados, e isso traz um conjunto de agenda de pesquisa para a formação dos pesquisadores, e há todo um conjunto de singularidades nesse processo formativo”, explicou. Ele também destacou as parcerias para o evento, o seu desenvolvimento, com as diversas propostas de pesquisas. “Esse evento serve para pensar as trocas de experiências, diante desse conjunto de desafios”, disse.

A Semana de Iniciação Científica acontece conta com atividades abertas, voltadas para toda a comunidade acadêmica, e atividades fechadas, com discussões sobre a Iniciação Científica da URCA em sua interrelação com as atividades dos grupos de pesquisa, dos programas de pós-graduação, dos periódicos científicos abrigados no Portal da URCA, além dos cenários dos Campi (Iguatu, Missão Velha e Campos Sales). Também estão sendo empreendidas discussões necessárias para o fortalecimento das políticas de fomento, de acompanhamento dos bolsistas e da produção científica e do papel do Comitê Científico de Pesquisa (CPP). A PRPGP está realizando o evento, através do canal da URCA no YouTube.