Enfermagem

Crato/CE
Iguatu/CE
Crato/CE

Campus: Pimenta – Crato/CE

Titulação: Bacharel em Enfermagem

Turno: Manhã/Tarde

Vagas: 30

Reconhecimento: Parecer nº 495/2004 do Conselho de Educação do Ceará. Reconhecimento renovado em 2018, sob parecer nº 0171/2018, publicado no DOU série 3, ano 47 de 09/03/2018.

Duração do Curso: 10 semestres

Carga Horária:

 

PERFIL DO CURSO

O Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri tem a perspectiva de colaborar com o desenvolvimento regional a partir da formação de enfermeiros / enfermeiras aptos a atuarem na prestação da assistência de enfermagem ao indivíduo de forma sistematizada, utilizando as bases teóricas da profissão, buscando na interdisciplinaridade o saber do enfermeiro, consolidando o processo de formação profissional. Dessa forma, o graduado estará habilitado a agir de maneira crítica, unindo a teoria e a prática numa conversão única do saber e do fazer. O curso tem duração de cinco anos, sendo oito semestres com aulas teóricas e práticas e um ano de estágio curricular supervisionado.

PERFIL DO EGRESSO

O enfermeiro formado na URCA deve estar apto a atuar com competência nos diversos níveis de promoção, proteção, tratamento e recuperação da saúde e assistir nos processos de terminalidade de vida, bem como na atenção ao indivíduo e à comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida. É capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando e interferindo nas dimensões biopsicossociais dos seus determinantes.

Está capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, bem como gerenciar, liderar, ensinar a trabalhar em equipe e comunicar-se efetivamente, tendo na pesquisa e educação permanente as perspectivas de desenvolvimento profissional e interferência resolutiva na realidade da saúde. Tem perfil humanista, crítico, problematizador, autônomo, reflexivo e ético e percebe nas respostas humanas a sua identidade enquanto cuidador profissional.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

A graduação em Enfermagem permite ao enfermeiro o exercício da profissão nas áreas de assistência (hospitais, centros de saúde, ESF), gestão, de ensino e pesquisa. A ação do enfermeiro pode ser considerada como prática organizada para a prestação de cuidados planejados ao indivíduo, família e/ou comunidade, de promoção e reabilitação em saúde; através de uma proposta humanística voltada ao atendimento global do ser humano.

Iguatu/CE

Campus: Campus Multi-institucional Humberto Teixeira – Iguatu/CE

Titulação: Bacharel em Enfermagem

Turno: Manhã/Tarde

Vagas: 40

Resolução: 010/2004 – CONSUNI

Reconhecimento: Parecer Nº 495/2004 – MEC.

Duração do Curso: 10 semestres

Carga Horária: 5.482 h/a

 

PERFIL DO CURSO

O Curso de Enfermagem é concebido à prestação da assistência ao indivíduo de uma forma sistematizada, utilizando suas bases teóricas, buscando na interdisciplinaridade o saber do enfermeiro, consolidando o processo de formação profissional. Dessa forma, o graduado estará habilitado a agir de maneira crítica, unindo o teórico e o prático numa conversão única do saber e do fazer. O curso tem duração de cinco anos, sendo oito semestres com aulas teóricas-práticas e um ano de estágio supervisionado. A graduação em Enfermagem permite ao enfermeiro o exercício da profissão nas áreas assistencial (hospitais, centros de saúde, PSF), gerencial de ensino e pesquisa. A ação do enfermeiro pode ser considerada como prática organizada para a administração de cuidados planejados ao indivíduo, família e/ou comunidade, de promoção e reabilitação em saúde; através de uma proposta humanística voltada ao atendimento global do ser humano.

PERFIL DO EGRESSO

O(a) enfermeiro(a) formado(a) na URCA deve estar apto/a a atuar com competência nos diversos níveis de promoção, proteção, tratamento e recuperação da saúde, bem como na atenção ao indivíduo e à comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida dos mesmos. Deve ser capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Deve ainda estar capacitado/a a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

Áreas assistencial (hospitais, centros de saúde, PSF, hemoclínicas), gerencial de ensino e pesquisa, em empresas na promoção à saúde do trabalhador.

– Matriz Curricular