Física

Licenciatura Plena em Física

Campus: Juazeiro do Norte / CE
Titulação: Licenciatura
Turno: Diurno
Vagas: 40

 

Portaria: 58211 ( n°011 16/01/2012)

Reconhecimento: Parecer nº 582/2011

Duração do Curso: 8 semestres

Carga Horária: n/i

 

PERFIL DO CURSO

Diante da urgência de formar professores em Física, para atender as demandas, sobretudo da Educação Básica, cabe-nos a preocupação com a elevação do nível de qualidade do ensino, tornando-se necessário propor formas de pensar, sentir e atuar sobre a realidade existente. A proposta do Curso evidencia, uma organização curricular orientada por teorizações crítico-reflexivas, que possibilitará formação de profissionais conscientes do seu papel social e com capacidade para atuar no sistema de ensino com competência política, técnico-pedagógica e ética profissional, sendo capaz de estabelecer um diálogo entre sua área e demais área do conhecimento – das ciências humanas e sociais, da natureza e da tecnologia, relacionando o conhecimento científico e a realidade social.

 

A construção do conhecimento, apresentando fundamentos psicológicos e técnico-pedagógicos, será estimulada pela pesquisa como princípio cognitivo, considerando as múltiplas dimensões que o conhecimento científico e tecnológico representa para a sociedade neste novo século. Um bom profissional de ensino de Física precisa de formação abrangente e interdisciplinar, conseguida durante o curso através de experiências de ensino/aprendizagem, contato com docentes/palestrantes e, acesso a fontes bibliográficas relevantes.


O curso deve promover condições reais, e quantitativamente significativas, de atividades e experiências práticas em laboratórios e estágios. É indispensável que as experiências de aprendizagem ultrapassem as tradicionais técnicas usadas em sala de aula ou em laboratórios de demonstração, e que prevejam o melhor aproveitamento possível das atividades programadas. Ainda, deve haver condições e incentivo para que os estudantes participem de programas de iniciação científica, extensão, iniciação à docência, estágios e intercâmbios. As experiências que objetivam a formação humanística, devem ser planejadas com criatividade, evitando-se o simples acúmulo de disciplinas distanciadas da realidade e das expectativas dos estudantes. E a forte formação teórica também será perseguido.

 

O Aluno deverá cursar um mínimo de 2820 horas, 188 créditos, para integralizar o curso, entre disciplinas obrigatória, opcionais e atividades complementares. Sendo 2520 horas de disciplinas obrigatórias, 90 horas(no mínimo) de disciplinas opcionais e 210 horas(no mínimo) de atividades complementares.

 

PERFIL DO EGRESSO

O físico, independentemente da área de atuação, deve ser capaz de analisar problemas novos e tradicionais desta ciência, apoiado nos seus conceitos e princípios gerais, propondo soluções, bem como sugerir novos problemas. Isto implica em requerer deste profissional uma sólida e ampla formação de conhecimentos em física. Considerando que numa sociedade em rápida transformação surgem continuamente novas funções sociais e novos campos de atuação, é lícito propor uma formação ampla e que proporcione a aquisição de competências e habilidades compatíveis com as expectativas da ação futura.


No caso específico do Licenciado em Física, deseja-se que este profissional dedique-se, prioritariamente, às atividades de ensino formal, disseminando o saber científico desta ciência, e para tal ele deve possuir habilidades específicas, dentre elas: o planejamento e o desenvolvimento de experiências didáticas, destacando os aspectos importantes relacionados aos conceitos e princípios físicos envolvidos nestes experimentos; elaboração e/ou adaptação de materiais adequados e compatíveis com os objetivos educacionais estabelecidos, referentes aos conteúdos de sua disciplina; criação e manipulação de experimentos em física; boa compreensão teórica dos conceitos físicos; habilidade na manipulação matemática; domínio da ferramenta computacional.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

O objetivo principal do Curso de Licenciatura em Física é forma um profissional que possa atuar na área de ensino de física, na educação básica, média e superior. Mas ainda, propiciar aos estudantes condições necessárias para que os mesmos possam ingressar nos estudos de pós-graduação (mestrado e doutorado), nas áreas de Ensino, como também de Física, nas modalidades Acadêmica ou Profissional.

 

Matriz Curricular