Geografia

 

Licenciatura em Geografia

Campus: Crato / CE
Titulação: Licenciatura

Turno: Manhã
Vagas: 40
Turno: Noite
Vagas: 40

 

Portaria: D.O.U 24.01.1972

Reconhecimento: 69.777

Duração do Curso: 8 semestres

Carga Horária: 3.226 h/a

 

PERFIL DO CURSO

O perfil do Curso de Licenciatura em Geografia da URCA deve estar em sintonia com o perfil do profissional a ser formado. As professoras e professores que desempenham a docência no Curso de Geografia da URCA devem incorporar em sua prática pedagógica o compromisso de auxiliar as alunas e alunos em sua relação com o conhecimento geográfico. A teoria é fundamental no processo de formação, mas precisa está referendada em atitudes éticas e articulada ao saber-fazer, ou seja, às capacidades procedimentais, metodológicas de como aplicar a teoria no próprio desenvolvimento profissional, transformando o egresso em cidadão participativo do processo de melhoria da qualidade de vida da sociedade atual.

 

Para contribuir com a formação de um profissional capaz de ler, entender e atuar na realidade através de seu trabalho e ações no cotidiano, o corpo docente do Curso de Geografia deve reafirmar o compromisso social em relação à qualidade do ensino, à reconstrução da universidade, da Geografia e da escola na sua prática pedagógica e profissional.

O presente projeto pedagógico de curso pauta-se nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, que apontam as seguintes orientações:

:: Flexibilidade na composição dos conteúdos a serem trabalhados;

:: Diversidade de tipos de formação e habilitações num mesmo programa;

:: Sólida formação geral;

:: Estímulo à prática de estudos complementares e sua valorização;

:: Reconhecimento de habilidades, saberes e competências adquiridas fora do ambiente universitário;

:: Articulação teoria-prática;

:: Relevância da pesquisa individual e coletiva, de estágios e atividades de extensão incluídas na carga-horária curricular;

:: Avaliação formativa ao longo do processo de aprendizagem.

 

A proposta de formação para o curso de Geografia da URCA está pautada na necessidade de propiciar maior envolvimento dos alunos com as disciplinas de práticas pedagógicas e teóricas envolvendo a pesquisa, extensão e por meio de atividades de gestão como centro acadêmicos e participação em reuniões do Departamento de Geociências. Para isso, busca-se o desenvolvimento de um projeto integrado, que possibilite o equilíbrio entre conhecimentos, competências, habilidades.

Essa formação também deve permitir ao estudante sentir-se motivado a aprender, passando a entender a aprendizagem como um processo dialético de construção de conhecimento, evidenciado por conceitos significativos e numa perspectiva global.

 

PERFIL DO EGRESSO
É fundamental que o egresso do Curso de Geografia perceba e desenvolva o compromisso social da Geografia, concebendo-a, praticando-a como um saber-fazer estratégico voltado ao ensino significativo, ao desenvolvimento profissional e ao exercício da cidadania. O licenciado em Geografia é o professor capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, capacitado a propor e implementar ações necessárias à sua transformação. Para isso, o profissional formado no curso de Geografia da URCA precisa:

:: Ter sólida formação teórica dos conhecimentos da área de Geografia, Ciências Humanas e Geociências, de forma a garantir segurança em seu trabalho e viabilizar o estabelecimento de parcerias com vistas ao desenvolvimento de ações e à produção interdisciplinar;
:: Ter sólida formação sobre educação e sobre os princípios políticos e éticos pertinentes à profissão docente;
:: Conhecer a política educacional vigente e seus desdobramentos nas diversas escalas, tendo diante da mesma uma postura crítica e participativa;
:: Buscar a integração e interdisciplinaridade curricular, dando significado e relevância aos conhecimentos e vivência da realidade social e cultural, consoantes às exigências da educação básica e da educação superior para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho;
:: Ter compromisso ético e político com a promoção e fortalecimento da cidadania, reconhecendo o saber geográfico como um instrumento indispensável à consciência da realidade socioambiental e socioespacial;
:: Capacidade, segurança e autonomia intelectual para produzir conhecimento, sendo um professor-pesquisador, autor de seu projeto profissional e de bens culturais (incluindo propostas pedagógicas e materiais de apoio à educação);

:: Analisar e discutir o espaço geográfico em suas múltiplas escalas, enfocando-o como produto do entrelaçamento das relações socioculturais, políticas, econômicas, ambientais e ecológicas;
:: Contribuir para a construção do conhecimento geográfico, difundindo a ciência e promovendo a compreensão crítica do espaço nas múltiplas escalas;
:: Valorizar a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa;
:: Entender a gestão democrática como instrumento para a mudança das relações de poder nas diversas instâncias do sistema educacional;
:: Conhecer as tecnologias de comunicação e de informação;
:: Elaborar e sistematizar recursos didáticos voltados ao ensino de Geografia, adequados à realidade das instituições de ensino e a diversidade regional;
:: Estabelecer frequente interação com profissionais e instituições de ensino e de pesquisa;
:: Manter-se permanentemente atualizado tanto em questões educativas como da área de Geografia e da produção científica e cultural;
:: Conhecer quem são seus alunos e o espaço geográfico em que se encontram escola e comunidade escolar;
:: Elaborar mapas e cartas com base em técnicas cartográficas convencionais e nas novas tecnologias.Analisar e discutir o espaço geográfico em suas múltiplas escalas, enfocando-o como produto do entrelaçamento das relações socioculturais, políticas, econômicas, ambientais e ecológicas;
:: Contribuir para a construção do conhecimento geográfico, difundindo a ciência e promovendo a compreensão crítica do espaço nas múltiplas escalas;
:: Valorizar a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa;
:: Entender a gestão democrática como instrumento para a mudança das relações de poder nas diversas instâncias do sistema educacional;
:: Conhecer as tecnologias de comunicação e de informação;
:: Elaborar e sistematizar recursos didáticos voltados ao ensino de Geografia, adequados à realidade das instituições de ensino e a diversidade regional;
:: Estabelecer frequente interação com profissionais e instituições de ensino e de pesquisa;
:: Manter-se permanentemente atualizado tanto em questões educativas como da área de Geografia e da produção científica e cultural;
:: Conhecer quem são seus alunos e o espaço geográfico em que se encontram escola e comunidade escolar;
:: Elaborar mapas e cartas com base em técnicas cartográficas convencionais e nas novas tecnologias.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

O aluno de Geografia é preparado para atuar como geógrafo educador e pesquisador na sua prática profissional. O campo de atuação profissional do licenciado em Geografia abrange instituições públicas e privadas, sobretudo do campo da educação. O curso propicia inserção dos licenciados no mercado de trabalho, ingresso que se inicia com os estágios curriculares, que oportunizam a vivência profissional, oferecendo aos graduandos possibilidades de conhecer e ampliar seu campo de atuação. Escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas têm sido os espaços de maior acolhimento à vivência profissional do graduando em Geografia. Órgãos públicos, estaduais e municipais também tem sido um espaço alternativo de prática profissional dos nossos egressos.

 

– Matriz Curricular