História

Licenciatura em História

Campus: Crato / CE
Titulação: Licenciatura

Turno: Manhã
Vagas: 40
Turno: Noite
Vagas: 40

 

Portaria: N. 67.140 DE 08.09.1970

Duração do Curso: 8 semestres

Carga Horária: 2.850 h/a

 

PERFIL DO CURSO

O Curso de História da Universidade Regional do Cariri pretende formar o professor-pesquisador, entendendo-se a produção do conhecimento histórico e o manuseio desse conhecimento em sala de aula como dimensões indissociáveis do fazer histórico. A estruturação do curso e suas disciplinas pretendem romper com a sacralização de conteúdos como um dado, como algo acabado, pronto, no qual o aluno tem como fim último a sua mera reprodução. Isso implica a necessidade de se trabalhar com fontes primárias, destacar os aspectos problemáticos, as polêmicas, as dificuldades e divergências na construção de qualquer área de estudos históricos, região ou períodos abordados pelos historiadores.

 

Importa-nos, formar um profissional que seja capaz de perceber e mostrar a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, a íntima união que existe entre um e a outra. Fazendo-o se perceber como sujeito na construção desse conhecimento. Desse modo, pretende-se instrumentalizar o aluno para a produção do conhecimento histórico regional, integrado a outras espacialidades e temporalidades, nas quais aquele estudante se articula, uma vez que compreendemos que a História local “só tem sentido de ser tratada se inserirmos os seus temas em um contexto mais amplo, encontrando a universalidade em cada um dos temas locais (Zamboni, 2001:8).”

 

Durante a graduação, além das aulas teóricas, pretendemos incentivar a pesquisa científica, articulada à prática de ensino, com vistas a preparar o aluno para o exercício futuro da profissão Historiador/Professor. Para que essa proposta realmente se efetive e não se torne apenas uma exigência legal e burocrática, consideramos que o Curso de História deverá constituir-se em um campo de múltiplas possibilidades que proporcione aos nossos alunos a atuação em diversas áreas, quais sejam: escolas, universidade, instituições de pesquisa, museus, arquivos, patrimônio histórico, dentre outras. Além do trabalho de professor-pesquisador e suas implicações, pretende-se ainda possibilitar ao estudante a continuidade de seus estudos com vistas ao aperfeiçoamento profissional através da qualificação em Programas de Pós-graduação: Especialização, Mestrado e Doutorado.

 

Nesse sentido, devemos proporcionar-lhe o manuseio de referenciais teórico-metodológicos que sirvam de aporte para a sua formação continuada. Além disso, pretende-se construir dispositivos que possibilitem a inserção do Curso no cenário político, social e cultural da região do Cariri, uma vez que não podemos desvincular ação acadêmica de seu papel enquanto instituição social. Nessa perspectiva, uma de nossas preocupações centrais deverá ser a interação com a região na qual está inserida a Universidade Regional do Cariri, pois acreditamos que esta, somente poderá cumprir sua missão estratégica, na medida em que se tornar agente ativo do desenvolvimento regional e da transformação econômica e social da área em que opera.

 

PERFIL DO EGRESSO

O profissional do Curso de História da Universidade Regional do Cariri deverá ser dotado de espírito crítico capaz de perceber e desenvolver em suas tarefas aquilo que faz a especificidade da História como disciplina, sua historicidade; a necessidade de trabalhar associando teoria, método e manejo de dados empíricos; a captação do tempo social, do espaço social e dos agentes sociais no tocante aos diferentes períodos e sociedades. Será, portanto, um profissional que problematiza o conhecimento que lhe é apresentado, e que se propõe a (ré) construí-lo, salientando as controvérsias que se apresentam a cada passo, na elaboração desse conhecimento. Uma vez que simplesmente inexistem conhecimentos históricos definitivos, indiscutíveis ou eternos, a própria História deve ser compreendida por ele, como necessariamente, histórica.


Um professor de nível fundamental e/ou médio que não adquiriu em seu Curso de História os instrumentos dessa percepção pode transformar-se em um mero repetidor de manuais. Esse é um motivo a mais para que a pesquisa, como processo de produção de conhecimentos, não fique limitada aos que se destinem em princípio ao magistério superior ou às instituições especializadas na pesquisa histórica. A partir dessa reflexão, percebe-se que no campo prático de sua atuação, o professor-historiador deverá estar apto para distinguir o objeto da História do objeto das demais Ciências Humanas, identificando as diferentes concepções teórico-metodológicas da História que orientam o fazer historiográfico.

 

Ao mesmo tempo, relacionará essas concepções com a ampla diversidade de técnicas de tratamento das fontes históricas, quais sejam: orais, iconográficas, cartoriais, hemerográficas, fílmicas, etc.. Por outro lado, esse profissional devera ter também o domínio sobre as teorias pedagógicas para a aplicação da prática educativa em História, nos ensinos: fundamental, médio, e superior, dentre outros. Somente assim, ele poderá se apresentar como um articulador entre a produção do conhecimento histórico e as reflexões em torno dessa produção, que se configurarão através do exercício da crítica historiográfica como conduta metodológica para a correlação entre a discussão teórica e o trabalho empírico.


Tal perfil de formando coaduna-se com o que propomos para o perfil do Curso, ou seja, pretendemos formar o professor-pesquisador, profissional qualificado e cidadão consciente. Desejamos formar um professor dotado de espírito crítico, capaz de aprofundar as questões, estabelecer métodos de estudo e de pesquisa, associar a teoria à prática e, ainda, interagir com outras áreas do conhecimento, trabalhando com temas variados, em épocas diversas, e desenvolvendo as competências e habilidades inerentes ao profissional de História.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

Sala de aula, instituições de pesquisa, museu, arquivo, biblioteca, dentre outros que se faça necessário a presença do formado em história.

 

– Matriz Curricular