Licenciatura em Matemática UAB

 

Modalidade: Educação à Distância

Grau acadêmico: Licenciado em Matemática

Unidade Responsável: Departamento de Matemática Pura e Aplicada

Local de oferta: Polos de apoio presencial devidamente cadastrados junto à CAPES e selecionados pela URCA

Carga horária: 3.260 horas assim distribuídas1:

810 horas para a base comum (Grupo I);

1.830 horas para os conteúdos específicos (Grupo II);

840 horas para a prática pedagógica (Grupo III);

200 horas de atividades complementares.

Número de vagas ofertadas: Condicionado aos editais DED/CAPES referentes à oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)

 

PERFIL DO CURSO

Consiste na formação de docentes licenciados em Matemática para atuarem nas séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio. Mantendo princípios norteadores o compromisso com a equidade educacional, a articulação entre a teoria e a prática, a interdisciplinaridade, o respeito pelo direito de aprender, o reconhecimento e o respeito às instituições educacionais, a valorização da profissão docente e o estímulo ao desenvolvimento profissional, princípios que refletem as características da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), corroborado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores.

 

Perfil do Candidato

A capacidade de abstração e transcendência são características intrinsecamente humanas. Desde os tempos mais remotos o homem primitivo usou dessas capacidades para produzir matemática. Essas manifestações da mundaneidade do homem com respeito à matemática se perpetuam até os nossos dias em ocasiões em que ele busca resolver determinados problemas lançando mão da matemática como instrumento. Partindo-se desse pressuposto, o vestibulando na área de Matemática, deve manifestar o gosto e o fascínio pelas “generalidades”, pelas “leis” matemáticas que se apresentam na natureza, além do poder razoável de reflexão em que seja necessário a utilização de raciocínio: lógico quantitativo, lógico analítico, lógico simbólico, lógico crítico.

Além disso, ele deve apresentar concepções positivas e edificantes com relação ao ofício de ser um professor de Matemática e consciência de sua escolha por vocação e não por falta de opção.

 

– Estrutura Curricular

– Projeto Pedagógico