Química Biológica

Licenciatura em Química Biológica

Campus: Crato/CE
Titulação: Licenciatura Plena
Turno: Diurno
Vagas: 40

 

Portaria: D.O.U. 24/02/2016 Resolução n 008/2014 – CONSUNI

Reconhecimento:

Duração do Curso: 9 semestres

Carga Horária: 3.270 h/a

 

 

PERFIL DO CURSO

O objetivo central da proposta do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Regional do Cariri é a formação de profissionais eficientes, com espírito crítico e criativo, livres e comprometidos com a ciência química, visando o bem estar da sociedade.
:: Formar profissionais (licenciados) para atuação no Ensino Básico (fundamental e médio);
:: Formar profissionais capazes de produzir conhecimento na área.
:: Garantir ao profissional/educador formação generalista e interdisciplinar, fundamentada em sólidos conhecimentos de Química e de áreas afins, possibilitando desenvolver competências e habilidades para atuar de forma crítica e criativa, na solução de problemas, na inovação científica e tecnológica, na transferência de tecnologias, seja no trabalho em pesquisa e :: Ensino de Química, seja no trabalho de investigação científica na produção/controle de qualidade;
:: Assegurar formação humanística que possibilite manifestar, na sua prática como profissional e cidadão, flexibilidade intelectual, norteado pela ética em sua relação com o contexto cultural, sócio-econômico e político, inserindo-se na vida da comunidade a que pertence;
:: Atuar no magistério, em especial no ensino básico, de acordo com a legislação específica;
:: Desempenhar outras atividades na sociedade, para as quais uma sólida formação universitária seja importante fator para a realização destas;

:: Propiciar ao aluno vivenciar a prática profissional durante o curso, por meio do cumprimento de estágios, desenvolvimento de projetos de pesquisa e do estágio curricular obrigatório;

:: Incentivar o aluno no desenvolvimento de atividades curriculares, tais como: organização e participação em eventos e órgãos de representação; projetos de extensão; e outros, exigindo para a integralização do curso o cumprimento de uma carga horária nestas atividades;

:: Desenvolver a capacidade nos alunos de convivência em grupo, de forma a contribuir com sua formação ética, política e cultural;

:: Favorecer um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos de pesquisas;

:: Propiciar uma formação básica sólida que permita desenvolver no aluno a facilidade do exercício do aprendizado autônomo, propiciando uma permanente busca de atualização e aprimoramento profissional;

:: Formar profissionais com conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Química, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para atuar na Educação, de forma crítica e reflexiva;

:: Possibilitar o conhecimento da realidade educacional brasileira e regional, o desenvolvimento de visão holística e crítica dos problemas educacionais, bem como da capacidade de propor soluções adequadas;

:: Estimular o “aprender a aprender” visando o reconhecimento da necessidade de educação continuada e permanente (em nível de pós-graduação, lato e stricto sensu).

 

PERFIL DO EGRESSO

Durante sua formação, ao licenciando deverá ser, antes de tudo, favorecida a aquisição de sólidos conhecimentos do conteúdo de Química no nível do ensino médio; conhecimentos de Química superior que, ultrapassando os conteúdos ensinados no ensino médio, permitam ao futuro educador ter uma visão da importância dos tópicos que esteja ensinando no contexto geral da Química e de outras áreas afins, além da possibilidade de ingressar em programas de pós-graduação.


O licenciando em química deverá ser desafiado a exercitar sua criatividade na resolução de problemas, a trabalhar com independência e em equipe, a explorar conteúdos e dificuldades, e a desenvolver iniciativas e agilidade na atualização e aprofundamento constante de seus conhecimentos para que possa acompanhar as rápidas mudanças da área em termos de tecnologia e contextos sociais. Para isso, torna-se indispensável que de sua formação faça parte treinamento em informática, necessário para o acompanhamento tecnológico da informática educacional e instrucional, e o desenvolvimento de habilidade no uso do acervo existente em bibliotecas, inclusive nas modalidades eletrônica e remota para contínua atualização técnica e científica. Sua formação pedagógica procurará desenvolver, sobretudo, a capacidade de identificar os diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo dos estudantes, a fim de selecionar metodologia e material instrucional adequado a esta realidade.


A formação do licenciado deve dar-lhe condições de exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos que, direta ou indiretamente, possam vir a ser atingidos pelos resultados de suas atividades.
É preciso ressaltar que o momento histórico, caracterizado por profundas mudanças tecnológicas, sociais, econômicas, políticas e culturais, impõe desafios para a profissão e para o ensino de Química. Assim, é fundamental que a formação do licenciando enfatize questões como ética, flexibilidade intelectual, treinamento para o trabalho em equipe, necessidade de atualização e ampliação constante dos conhecimentos, incluindo aspectos regionais e da dinâmica educativa, articulados à dinâmica nacional e mundial.


O licenciado é um profissional que terá uma formação ampla e geral, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à transposição didática dos diversos conhecimentos e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino fundamental e médio.
O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na Educação Básica. Nesse sentido, a formação profissional deve propiciar ao egresso:
:: Visão abrangente do papel do educador no desenvolvimento de uma consciência cidadã como condição para a construção de uma sociedade mais justa e democrática;
:: Visão crítica sobre o papel social da ciência, entendendo-a como um produto do processo histórico-social;
:: Reconhecimento da não neutralidade das ciências nos contextos sociais, políticos e econômicos;
:: Visão crítica dos problemas educacionais brasileiros e capacidade de propor soluções adequadas;
:: Reconhecimento do caráter complexo da educação e das relações que se estabelecem nos processos pedagógicos;
:: Reconhecimento do processo ensino-aprendizagem como um processo histórico em construção;
:: Capacidade de se posicionar criticamente frente aos movimentos educacionais, aos materiais didáticos e aos objetivos do Ensino de Química;
:: Capacidade de estar aberto à revisões e mudanças constantes da sua prática pedagógica;
:: Capacidade de estar atualizado na pesquisa em Educação em Química;
:: Interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo, espírito investigativo, curiosidade, criatividade e iniciativa, de modo a acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

O curso de Licenciatura em Química tem, entre outros, o objetivo de formar educadores para o exercício do magistério e da química de um modo geral, compatível com as exigências da atualidade.


O Profissional formado poderá exercer atividade de docência em escolas públicas e privadas de ensino de Ciências no Ensino Fundamental e de Professor de Química no Ensino Médio, Profissionalizante e superior. Além disso, o profissional estará preparado para elaborar projetos, métodos e técnicas relacionados à área, o que possibilitará a sua atuação em atividades técnicas e ou em pesquisas científicas em Educação, em Química ou em ambas as áreas, particularmente na inter-relação entre estas.


A qualificação de educadores para o exercício da docência no ensino superior, apesar de não constituir uma prioridade estabelecida com rigor no contexto das políticas educacionais nos últimos anos, torna-se cada vez mais requerida, pois este profissional precisa dar conta do complexo histórico de constituição da sua área de conhecimento.
Além dessas funções, também poderá atuar em funções Técnicas e de Assessoria em órgãos públicos e privados, Coordenador de cursos e projetos, Pesquisador em Ensino de Ciências e Química, Técnico de agências de desenvolvimento de pesquisa, Analista Químico e Setor Industrial.

 

– Matriz Curricular