Tecnologia em Gestão de Turismo

 

Tecnologia em Gestão de Turismo

Campus: Barbalha / CE
Titulação: Tecnólogo
Turno: Noturno
Vagas: 40 / anual

 

Regime de Matrícula: Disciplina\Componente Curricular
C.H. Total
: 1.605 horas
C.H. de Práticas: 90 horas
C.H. de Atividades de Extensão: 165 horas
C.H. de Atividades Complementares: 165 horas
Tempo de Duração
: 6 semestres (3 anos)
Tempo máximo para integralização Curricular: 12 semestres (6 anos)

 

Local de Funcionamento: End.: Praça do Rosário, 20, Centro, (Escola Senador Martiniano Alencar). CEP 63180-000 / Barbalha – CE
Coordenador do Curso de Gestão em Turismo: Prof. Dr. Josier Ferreira da Silva
Contato da Coordenação do Curso: secretaria.turismo@urca.br

 

PERFIL DO EGRESSO

O Tecnólogo em Gestão de Turismo, será um técnico com formação superior, em nível de graduação, apto a planejar e executar projetos turísticos da iniciativa pública e privada, organizar e administrar empresas de eventos, viagens e transportes e equipamentos turísticos particulares ou públicos. Ele não será apenas um profissional devidamente preparado para atuar no mercado de trabalho, mas também um agente de preservação do patrimônio histórico-cultural e ambiental de sua região, de seu estado, de seu país e de todo o planeta, em defesa do bem comum de sua coletividade, de forma que a busca do desenvolvimento turístico e o funcionamento de equipamentos turìsticos da comunidade onde ele atua jamais sejam utilizados apenas para a obtenção de lucro por parte de grupos empresariais, mas também, e principalmente, como fator de avanço sócio-econômico da população em geral.

 

Áreas de Atuação do Egresso

A área de atuação do Tecnólogo em Gestão do Turismo é no trade turístico regional, nacional e internacional, com destaque para o seguimento de Hotelaria Urbana e Rural, Pousadas Urbanas e Rurais, Bares e Restaurantes, Empresas públicas e ou Privadas envolvidas na gestão do Turismo, Agências de Viagens, Equipamentos de Lazer e Hospitais que oferecem serviços de hospedagem, Alimentos e Bebidas. Empresas Públicas e Privadas de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta. Terceiro Setor que atuam no trade turístico. Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais que atuam no trade turístico. Empresas de comunicação e marketing que atuam no trade turístico.

 

Objetivo do curso

investir na capacitação e na habilitação de profissionais para o exercício das atividades executivas do mercado de trabalho do setor turístico, como também no planejamento, organização e marketing promocional do turismo, em todas as áreas do Turismo, Hosítalidade de Lazer.

 

Principais objetivos específicos

– Proporcionar ao tecnólogo em Gestão do Tursimo um conhecimento técnico do mundo e da região, no contexto atual, a partir da percepção das relações de interdependência entre os diversos elementos que compõem a atividade turística.

– Oferecer embasamento teórico e orientações técnicas e metodológicas para uma atuação consciente na transformação da realidade turística nacional, regional e local.

– Criar oportunidade para a formação de equipes interdisciplinares, possibilitando a realização de  intervenções em negócios turísticos, planejamento, gestão  e pesquisas prioritárias, tanto básicas quanto aplicadas.

– Estimular contato e intercâmbio de conhecimentos e experiências entre empregadores, trabalhadores e pesquisadores turísticos, visando a formação de grupos de estudo e pesquisa e construção de redes de informações.

– Desenvolver ações estratégicas objetivando influenciar positivamente no processo de conscientização das autoridades, do trade turístico e das entidades representativas da importância do papel e da formaçào de recursos humanos continuada em todos os níveis, visando o aprimoramento, a eficiência, a competitividade e a melhoria da qualidade em Turismo.

– Fortalecer as estratégias de Desenvolvimento Territorial Sustentável, com foco no Geoturismo, desenvolvidos pela URCA através do Geopark Araripe.

– Qualificar pessoas para a gestão e proteção e salvaguarda do patrimônio cultural e natural material e imaterial, valorizando a cultura e as identidades locais: romarias, festas populares e territórios culturais (Aniceto, mestres da cultura, casa grande, Kariri).

– Fortalecer a promoção de eventos sob o ponto de vista técnico especializado.

 

Formas de Acesso 

O acesso ao Curso se dará ordinariamente por processo seletivo Vestibular e, excepcionalmente, por transferências de curso e/ou ingresso como graduado.

 

– Matriz Curricular