Projetos de Pesquisa – Linha de Pesquisa: Poéticas da palavra, Cultura e Sociedade

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Conteúdo, material e forma das poéticas populares 

Descrição: Este projeto de pesquisa pretende desenvolver estudos que contemplem, em chave teórica ou crítica, as formas estéticas da tradição oral, como poesia oral, formas poéticas mágico-religiosas, conto popular, repertórios de explicações, cantoria de repente, cantos dançados, memórias de intelectuais do povo, considerados em variados suportes, seja como escrita criativa na forma de gêneros secundários (conto, romance, novela etc.) ou na forma de transcri(a)ção escrita de fundo multimodal de gêneros primários. Para o desenvolvimento de tais estudos, serão consideradas preferíveis aquelas abordagens teórico-crítico-metodológicas que se enquadrem na tradição dos estudos de teoria bakhtiniana dos gêneros, de abordagem do hibridismo cultural segundo Canclini e estudos inspirados, a partir de Candido, nos conceitos de sistema literário, formalização estética e redução estrutural, além daqueles que se sirvam das teorias da performance.

Líder do projeto: Edson Soares Martins

Professores integrantes:

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Identidades indígenas, luta por direitos e discursos 

Descrição: Este projeto parte do conceito de identidades pensado na multiplicidade e na atuação em rede a partir de uma construção social processual, contextual e relacional de legitimação, resistência ou de um novo projeto para a sociedade e tem como foco central de interesse a identidade indígena. A pesquisa, vinculada à Linha de pesquisa Língua, discurso e identidades, tem como um de seus núcleos de interesse mais centrais a etnogênese como processo de identificação produtor de discursos, além de estudos sobre as categorias étnicas caracterizadas como mistura de povos negros e índios que tenham servido para endossar processos de autoafirmação étnica de índios no Nordeste do Brasil. Pretende-se desenvolver estudos que tematizem os direitos à identidade, o desenvolvimento sustentável, o processo de colonização e lutas de classe, a cultura como elemento identitário, percebidos em sua relação com o problema da linguagem como forma de expressão da identidade, além dos que versem sobre discursos literários ou extraliterários, em que a identidade seja tratada em suas interfaces com a história, a geografia, a biologia, as instituições produtivas e reprodutivas, as relações de poder e as revelações de cunho religioso, como entendem Castells (1999) e Todorov (1992) ou sobre a memória coletiva, como elemento sociológico do processo coletivo de manutenção das identidades.

Líder do projeto: José Patricio Pereira Melo 

Professores integrantes:

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Narrativa lúdica e intersecções entre literatura e jogos

Este projeto envolve estudos que considerem, dentro de uma concepção simultaneamente estética e histórica, o surgimento e evolução de mecanismos narrativos presentes em videogames, especialmente mecanismos adaptados a partir da literatura escrita ou oral e transformados pelas funções lúdicas que assumem nos jogos. Tais estudos podem envolver questões sobre o autor, o narrador e a personagem em jogos, incluindo discussões sobre representação identitária; cronotopo e level design; diferentes modos de alternância ou integração entre narração e interação; formas e funções do diálogo dramático nos jogos; adaptações de obras literárias em jogos (assim como o inverso) e demais questões relacionadas às estruturas composicionais e arquitetônicas das narrativas lúdicas, especialmente quando considerarem a dimensão cultural de tais fenômenos. A pesquisa se baseia principalmente nos estudos de Johan Huizinga e de Roger Caillois sobre o jogo como elemento da cultura e o caráter estético do jogo, nos estudos de Mikhail Bakhtin sobre estética literária e gêneros do discurso, nos estudos de Tzvetan Todorov sobre estruturas narrativas, nos estudos de Linda Hutcheon sobre adaptação e ainda em diversos estudos sobre aspectos estéticos, linguísticos, lúdicos e culturais dos videogames (por exemplo, os estudos de Daniel Floyd sobre animação em jogos ou de Clyde Mandelin sobre questões culturais e linguísticas na localização/tradução de jogos). O recorte temporal do projeto é amplo, dos anos 1980 à contemporaneidade, mas preferem-se as propostas que estudem obras individuais ou um conjunto restrito de obras em perspectiva comparada.

Líder do projeto: Newton De Castro Pontes 

Professores integrantes: Guilherme Mariano Martins da Silva

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Relações interestruturais na literatura: diálogos entre o romance e o romance gráfico. 

Descrição: Esta pesquisa pretende reunir estudos sobre o modo como os procedimentos formais de diferentes artes se relacionam, tendo como foco a incorporação de técnicas prototípicas de outras esferas do campo artístico dentro da estrutura narrativa do romance. Dessa forma serão feitas análises críticas de obras selecionadas na tentativa de mapear o modo como os textos do corpus interagem com os demais códigos artísticos e midiáticos, assim como indissociabilidade destes do horizonte da cultura. Doravante, para um enfoque na relação entre os diferentes sistemas semióticos, a pesquisa se baseará no aporte teórico de Bakhtin (1988; 1997), Gonçalves (2004), Silva (2015) e Jameson (1999), assim como de outros teóricos que analisam a relação entre sistemas semióticos de maneira a integrá-los na esfera cultural. Além disso, para uma análise específica das narrativas gráficas, os trabalhos de McCloud (2005), Wolk (2007) e Cirne (1972) são peças fundamentais.

Líder do projeto: Guilherme Mariano Martins da Silva

Professores integrantes: Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade

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O sertão na literatura e no cinema nacionais: estereotipia, desestabilização e poeticidade 

Descrição: O presente projeto de pesquisa visa analisar a produção literária e audiovisual nacional que aborda, estruturalmente ou tematicamente, o sertão, dando especial atenção à produção contemporânea. Sendo esse espaço e, mais genericamente, o regionalismo, uma marca da literatura brasileira, nosso objetivo é investigar os modos de representação desse local tão explorado pelo imaginário nacional, levando em consideração as mudanças operadas na representação atual do sertão em relação à tradição literária. Nosso paradigma de investigação leva em consideração, portanto, os modos como o sertão foi discursivizado e estetizado na literatura e no cinema brasileiros, sobretudo na contemporaneidade, na qual essa tradição é retomada ou reformulada. Nossa hipótese inicial parte do princípio de que existem três grandes forças, à maneira das funções jakobsonianas, responsáveis pela representação e definição do sertão: a estereotipia, que reforça certas representações cristalizadas e generalizantes do sertão; a desestabilização, que explora espaços, tradições e pessoas geralmente ausentes da tradição literária sertaneja ou “excêntricos” (HUTCHEON, 1991) e, por fim, a poeticidade, em que o sertão é abordado mais como constructo discursivo e intertexto do que como realidade empírica a ser mimeticamente representada. Nossa segunda hipótese é que cada uma dessas forças estabelece outras relações, caso, por exemplo, da associação comum entre os estereótipos de sertão e uma tendência naturalista na sua abordagem. Como dissemos acima, essas três forças não se excluem, antes são combinadas entre si e estabelecem relações terciárias, dando origem aos “sertões” específicos de cada obra literária. Deste modo, o presente projeto contempla a análise de obras da literatura e do cinema nacionais focando na análise do espaço, em específico do sertão. A fim de comprovar nossa hipótese, escolhemos como corpus exemplar, dentre a recente produção nacional sobre o sertão, quatro romances, a se saber: Torto arado (2019), de Itamar Vieira Júnior, vencedor dos prêmios Oceanos e Jabuti em 2020, Tempo de espalhar pedras (2018), de Estevão Azevedo, ganhador do prêmio São Paulo de literatura, Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, ganhador do prêmio Jabuti, e A cabeça do Santo (2014), de Socorro Acioli. O fato de alguns desses romances terem sido premiados também é uma justificativa para sua escolha, não porque comprovam a sua qualidade estética, mas porque permitem questionar como as premiações se relacionam com os paradigmas e estereótipos do espaço sertanejo nacionalmente difundidos e aceitos como verossimilhantes.

Líder do projeto: Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade

Professores integrantes:

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Teoria do Conto 

Descrição: Este projeto tem interesse por estudos que se voltem para o tratamento enunciativo, no conto, das formas de tempo e espaço e das relações dialógicas entre as diversas consciências que constituem as narrativas (autor, narrador e personagens); também daqueles que tratem da tensão, percebida na evolução do gênero, entre as tentativas de aproximar formalmente o conto de, por um lado, uma expressão de caráter comunitário e, por outro, uma expressão de caráter individual. Para tanto, são preferíveis as propostas de investigação que utilizam os estudos de Mikhail Bakhtin sobre estética literária, além das contribuições dos estudos filológicos de Erich Auerbach e de estudos que abordem teoricamente a evolução de outros gêneros literários, no que se destaca a teoria de Georg Lukács sobre o romance e a de Peter Szondi sobre o drama moderno. Em relação ao corpus, constituem o campo de interesse prioritário os contos de expressão linguística portuguesa, inglesa e espanhola (embora o projeto não se limite a estas), com especial ênfase nos escritores cujas obras representam desafios teóricos ao gênero ou que atuaram como críticos dele: Edgar Allan Poe, Jorge Luis Borges, Jorge de Sena, Guimarães Rosa, James Joyce, Virginia Woolf e outros. Este projeto pode eventualmente abrigar estudos de representações identitárias na literatura e de historiografia literária.

Líder do projeto: Newton De Castro Pontes 

Professores integrantes: Edson Soares Martins

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