Sobre a Pró-Reitoria

 

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) é o órgão responsável pela condução da política de pesquisa e pós-graduação da URCA. Além do(a) titular e seu(sua) adjunto(a), reúne em sua estrutura a coordenação geral dos cursos e programas de pós-graduação lato sensu e a coordenação dos programas stricto sensu. Conta ainda com o Comitê Científico de Pesquisa (CCP), colegiado consultivo constituído pela representação dos departamentos e programas stricto sensu. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) oportuniza a concessão de bolsas de iniciação científica, ofertadas pela Universidade Regional do Cariri e pelas agências de fomento.

 

Na estrutura da PRPGP, existem, ainda, os comitês especiais para o trato com as peculiaridades e o bom andamento das pesquisas científicas (CEP e CEUA), além dos programas de residência em áreas profissionais da Saúde.

 

A URCA possui, em 2021, 11 cursos de mestrado, 2 cursos de doutorado, 50 cursos de especialização lato sensu e o programa de iniciação científica, que, juntos, contemplam 384 bolsistas.

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica visa apoiar estudantes de graduação, por meio da participação na pesquisa científica, como estratégia para a formação de material humano qualificado para a pesquisa em nível stricto sensu. As bolsas fomentadas, normalmente, têm duração de 12 (doze) meses e variam de acordo com a concessão de cada agência de fomento, garantindo o desenvolvimento de estudos e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento.

 

Os cursos de pós-graduação visam à capacitação acadêmica e/ou profissional de pessoal, além da formação de pesquisadores, do incentivo à pesquisa e à inovação tecnológica de maneira sustentável, articulada com as tendências globais e as necessidades regionais.

 

Os comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e de Experiência de Uso de Animais (CEUA) destinam-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva seres humanos ou animais vivos. Já o Comitê Científico de Pesquisa (CCP), destina-se ao apoio relativo ao acompanhamento e ao estabelecimento de normas para a otimização do andamento das pesquisas científicas, especialmente aquelas realizadas no âmbito das Iniciação Científica