Foto: Allan Bastos

BEM-VINDOS AO SITE DO 5° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PATRIMÔNIO GEOLÓGICO

A Universidade Regional do Cariri – URCA, o Geopark Araripe e a Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro – AGeoBRh uniram-se para realizar o V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico – V SBPG. O evento terá lugar de 14 a 18 de outubro de 2019, na cidade do Crato, território onde está o primeiro e ainda único geoparque brasileiro inserido no Programa Global de Geoparques UNESCO e da Rede Global de Geoparques.

O Geopark está situado numa situação paleontológica singular do período Cretáceo da Bacia Sedimentar do Araripe; terra dos “peixes de pedra”, dos pterossauros e do registro da evolução das angiospermas, fundamentais para compreender a evolução da vida na Terra e do Gondwana. O “lugar onde nasce o dia”, como se traduz Araripe, na língua dos índios Cariris, em uma área geologicamente única, com fortíssima identidade cultural e religiosa, é proposta pelo Governo do Estado do Ceará em 2005, a se integrar a lista de geoparques mundiais, formando o primeiro Geoparque das Américas, aprovado em 2006.

O V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico – SBPG vem congregar pesquisadores e acadêmicos brasileiros em seu primeiro geoparque. Trata-se de um encontro histórico, que coroa a integração de várias iniciativas paralelas à criação do Geopark Araripe, dentre as quais destacam-se, desde 2004, as contínuas Sessões Temáticas, em Geodiversidade, Patrimônio Geológico, Geoconservação e Geoturismo dentro dos Congressos Brasileiros de Geologia – CBG´s.

Desde o início do Projeto Caminhos Geológicos, desenvolvido pelo DRM-RJ, em 2000, e pioneiro no Brasil, foram pouco mais de dez anos até construir, em 2011, o primeiro evento específico, acolhido pela UFRJ, na cidade do Rio de Janeiro. A este I Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico (SBPG), que ocorreu concomitantemente ao II Congresso Latino-americano e do Caribe, seguiram-se o II – Ouro Preto, Minas Gerais (2013), III – Lençóis, Bahia (2015) e IV – Ponta Grossa, Paraná (2017).

As edições do SBPG vêm ampliando o número de participantes e trabalhos apresentados, de instituições envolvidas e apoiadoras. As parcerias com pesquisadores e instituições internacionais também têm se alargado, com intensa troca de conhecimentos e apoio técnico e científico, fazendo do SBPG um evento de referência no que concerne ao temário Geodiversidade, Patrimônio Geológico, Geoconservação, Geoturismo, e Geoparques, além do Patrimônio Mineiro e seus desdobramentos no território brasileiro.

O evento vem também consolidar a participação da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro – AgeoBRh na condução de questões relacionadas à geoconservação e à organização de Simpósios Nacionais específicos no Brasil. A associação teve sua concepção inicial em 2011, durante o I SBPG, e foi fomentada e desenvolvida ao longo de Sessões Temáticas dos CBG´s pelos pesquisadores e profissionais interessados na temática. A criação formal ocorreu em 2013, em Ouro Preto – MG, no II SPBG. Em 2018, ainda como resultado dos esforços conjuntos, foi criada a Comissão de Geoparques dentro da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) que reúne representantes estaduais de mais de uma dezena de projetos de Geoparques.

A AGeoBRh e o seu SBPG vêm ampliando e aprofundando seus temas, respeitando e buscando alcançar a imensa diversidade territorial brasileira. A cada edição, excursões pré e pós Simpósio convidam e facilitam, aos estudiosos, conhecer a Geodiversidade e o patrimônio locais. O Geopark Araripe, sede do evento de 2019, apresenta um dos SBPG´s mais esperados pela comunidade especializada e abre novas expectativas ao próximo evento, que será realizado pelo estado de São Paulo e que comemorará os 10 anos de SBPG.

O Geopark Araripe os recebe em sua casa! Às propostas de Geopark em andamento, promete mostrar e abrir caminhos, apadrinhando-as, como lhe cabe fazer. O patrimônio paleontológico é o tema local e a interação do turismo religioso com o Geopark, um dos destaques. Haverá também o concurso da marca ou logotipo da AGeoBRh, que aos poucos consolida seu corpo de sócios. E para aqueles que produzem suas monografias de graduação, dissertações e teses sobre a temática dos 5 G’s, no V SBPG serão premiados os melhores trabalhos realizados nos anos de 2017 e 2018.

Esperamos vocês no V SBPG!