Paróquia Sé Catedral Nossa Senhora da Penha
Estação da REFESA
Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto

Fotos: Allan Bastos, Daniel Roman, Nívia Uchoa, Ariel Gomes e Jackson Bantim

 

A Cidade

O município do Crato, um dos mais importantes do estado do Ceará e da Região do Cariri, está, em média, a 600km equidistante das principais capitais do Nordeste brasileiro. “Ao sopé da serra entre canaviais”, um dos versos do seu hino, mostra o quanto de belezas naturais rodeia a cidade, intensificando assim, a prática de diversas modalidades de turismo, que vai do ecoturismo aos esportes de aventura.

A Chapada do Araripe, onde foi criada a primeira Floresta Nacional do Brasil, em 1946, forma a maior parte do território do Crato, e assim fornece materiais e inspira a criação de todas as atividades turísticas da cidade. Gastronomia, cultura, aventura, religião, negócios, científico, ecoturismo, enfim, a grande maioria das atividades turísticas é praticada no município do Crato.

Além disto, é no Crato onde está a sede do Geopark Araripe, o primeiro das Américas, que tem como principal objetivo, preservar as riquezas naturais da Chapada do Araripe. Museus, praças, clubes, vida noturna agitada, bons hotéis, ótimos restaurantes, grandes artistas, enfim, como diz o adágio popular “Só no Crato mesmo!”. Crato! Quem já te viu, não te esquece mais.

Terra da heroína Bárbara de Alencar, do escritor J. de Figueiredo Filho, dos Irmãos Aniceto, dos maestros Azul e Hildegardo Benício, do Mestre Aldenir, de Zulene Galdino, do poeta Correinha, do Jornalista Huberto Cabral, poeta Xico Bezerra, e do escritor e jornalista Xico Sá, do folclorista Elói Teles, de Antônio Martins Filho e muitas outras personalidades. Terra amada por Luiz Gonzaga, Nonato Luiz, Violeta Arraes, Antônio Vicelmo, Padre Ágio, Madre Feitosa, e muitos outros filhos adotivos desta cidade.

“Venha ver as belezas do Crato. Nessa terra há sempre um lugar para as pessoas de boa vontade.”

Texto original: http://turismocrato.com.br/sobre-o-crato

Hospedagem

Crato

Encosta da Serra
Av. Pedro Felício Cavalcante, 1898, Grangeiro
Telefone: (88) 3521-6515 / 98124-6515

Pasárgada Hotel
Av. José Horácio Pequeno, Lameiro
Telefone: (88) 3523-2757

Hostel Cariri
Avenida Perimetral Dom Francisco, 1039, São Miguel
Telefone: (88) 99270-2292

Juazeiro do Norte

Iu-á Hotel
Rua Arnóbio Barcelar Caneca, 800 – Lagoa Seca
Telefone: (88) 3102-7777

Imperial Palace Hotel
Av. Leão Sampaio, KM 04 (Rodovia Juazeiro do Norte/Barbalha)
Telefone: (88) 3532-0786

Hotel Verde Vale
Avenida Plácido Aderaldo, 1500, Lagoa Seca
Telefone: 3566-2544

Pousada Cariri
Rua Coronel Daudete, nº 24 – Antônio Vieira