Apresentação

 

O Núcleo Interdisciplinar de Apoio ao Servidor – (NIAS), constitui um setor voltado para o acolhimento humanizado e realização de atendimentos biopsicossociais dos servidores e alunos da Universidade, serviço este essencial à promoção da saúde mental e bem estar do trabalhador, de forma preventiva e terapêutica, pautando sua estratégia de atendimento na valorização do servidor como pessoa e profissional no seu ambiente de trabalho.

 

O Núcleo é voltado para o acompanhamento dos aspectos ocupacionais, sociais e psicológicos ligados à saúde do servidor e disponibiliza meios para contribuição da melhoria da qualidade de vida, tornando-se assim, um instrumento efetivo para implantação de uma política integrada de atenção à saúde dos trabalhadores e alunos no ambiente universitário.

 

O modelo de atenção do NIAS é pautado na promoção do autocuidado apoiado com as Práticas Integrativas e complementares em saúde (PICS) com base na mudança do estilo de vida e construção de plano para o autocuidado.

 

 

Objetivos / Diretrizes

 

Ø Implantar um novo modelo de avaliação, cuidado e acompanhamento das condições de saúde dos servidores, onde verificar-se-á a repercussão da doença no desempenho das funções do servidor, como também suas consequências no futuro de sua carreira no serviço público;

 

Ø Implantar medidas de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores e da qualidade do ambiente ocupacional, através da humanização dos espaços de convivência e da realização de ações educativas e de assistência individual e coletiva;

 

Ø Disponibilizar instrumentos científicos que viabilizem a leitura de indicadores biopsicosociais de resultados.

 

Ø Desenvolver atividades de educação em saúde do trabalhador por meio de metodologias ativas como rodas de conversas e sócio-drama.

 

Ø Implementar atividades de promoção à saúde na rotina dos trabalhadores com destaque para atividades físicas e alimentação saudável.

 

Ø Promover a formação de grupos de debates para discussão de temas relevantes à saúde dos trabalhadores a exemplo das doenças crônicas, sexualidade, saúde mental e uso de drogas lícitas e ilícitas.

 

Ø Estimular e/ou potencializar o autoconhecimento dos integrantes a respeito de sua saúde e do seu ambiente de trabalho por meio de oficinas.