Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Área de concentração: Formação de Professores
Linha de Pesquisa I – Práticas educativas, culturas e diversidade
Linha de Pesquisa II – Formação de Professores, Currículo e Ensino
A linha de pesquisa I “Práticas educativas, culturas e diversidade” contempla estudos sobre o currículo e o cotidiano escolar da Educação Básica na sua relação com a arte, a história, a diversidade cultural, as identidades, os direitos humanos e as novas tecnologias da comunicação e informação. Dialoga com abordagens teórico-metodológicas que estabeleçam a relação entre práticas educativas e saberes escolares e não escolares e patrimônios sociais e culturais. Explora as relações entre educação e cultura numa perspectiva intercultural considerando a intersecção das categorias de gênero, raça/ etnia, classe, sexualidades, desigualdade e territorialidade. Reflete sobre a educação e normatização social, imposição de modelos rígidos e compulsórios, envolvendo o corpo, gênero, sexualidades, lazer, pertencimentos religiosos e étnicos raciais. Discute a construção social das diferenças e das hierarquias sociais e identifica experiências e saberes emergentes na perspectiva da construção de formas mais justas e equitativas de viver e se relacionar. A linha abriga quatro sublinhas de pesquisa:
– Sublinha I Gênero, sexualidades e diferenças nos processos educativos
– Sublinha II Educação para o patrimônio, currículo e relações étnico-raciais
– Sublinha III – Educação, inclusão, diferenças e deficiência
– Sublinha IV Educação popular e suas práticas: subjetividades e culturas
– Sublinha I – Gênero, sexualidades e diferenças nos processos educativos– aborda as questões de gênero e sexualidades em articulação com outros marcadores sociais da diferença como classe, raça/etnia, geração, territorialidade e religiosidade. Busca compreensões sobre a produção de classificações, normatizações, sociabilidades, corporalidades e convenções sociais em torno de gênero, identidades, conjugalidades e sexualidades dissidentes, ou não, na interface com práticas sociais, culturais, políticas e educativas. Contempla os debates feministas interseccionais e decoloniais e suas interrelações com os movimentos sociais e processos educativos escolares e não escolares.
Profa. Dra. Iara Maria de Araújo – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1139773822211647
Gênero e sexualidade dentro dos processos educativos formais e informais; gênero e violências; debates feministas interseccionais e decoloniais e suas interrelações com os processos educativos; construção social das diferenças e desigualdades sociais.
Profa. Dra. Zuleide Fernandes de Queiroz – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3003401690552110
Educação, violência e negritude; políticas públicas em educação para a população negra; feminismo negro e movimentos sociais e suas interrelações com os processos educativos.
Prof. Dr. Glauberto da Silva Quirino – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6349376581215170
Práticas educativas em espaços formais e não formais relacionadas ao gênero, sexualidades e religiosidade e sua interlocução com marcadores sociais, culturais, étnicos, políticos, de saúde e históricos. Processos formativos de educadores/as nos âmbitos da Educação Básica e Ensino Superior voltados ao gênero, sexualidades e saúde reprodutiva.
Prof. Dr. Cicero Joaquim dos Santos – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4970627821671141
Ensino de história, relações de gênero e sexualidades. Patrimônio LGBTQIA+ e marcadores sociais da diferença. Memória e educação em sexualidades. Historiografia LGBTQIA+.
– A Sublinha II – Educação para o patrimônio, currículo e relações étnico-raciais– promove investigações a partir de três eixos articulados: paisagens, lugares e manifestações de saberes informais herdados como fatores da educação para o patrimônio, contextualizados na formação histórica, social, cultural do semiárido brasileiro; Territórios culturais, movimentos sociais, artes e afrodescendência na interface com os processos educativos; O currículo e os processos de formação dos profissionais da educação no campo das relações étnico-raciais.
Profa. Dra. Cicera Nunes – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8976938140345357
Afrodescendência e educação; Educação das relações étnico-raciais.
Prof. Dr. Paulo Wendell Alves de Oliveira – Colaborador
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0608628150559610
Práticas culturais e educação formal e informal; Memória da cidade, patrimônio e práticas educativas; Educação e saberes vernaculares; Espaço, cultura e educação; Paisagem Cultural, patrimônio e educação; Interface entre espaço, religião e educação.
Prof. Dr. Josier Ferreira da Silva – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1873505494635035
Educação e patrimônio; territórios culturais e saberes informais.
Prof. Dr. Henrique Cunha Junior – Colaborador
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3168771550890062
Afrodescendência e educação
A Sublinha III – Educação, inclusão, diferenças e deficiência – A sublinha contempla três eixos que se entrecruzam no campo da educação (inclusão, diferenças e deficiência). A intenção é promover reflexões e estudos sobre a inclusão e acessibilidade envolvendo os processos educativos, formação docente e políticas públicas nos diferentes contextos. Problematiza as questões relacionadas à diferença linguística-cultural de surdos na perspectiva dos estudos surdos e dos estudos culturais.
Profa. Dra. Ariza Maria Rocha – Colaboradora
Lattes: http://lattes.cnpq.br/365767856071607
História cultural e educacional do corpo e da alimentação na vertente da pesquisa qualitativa.
Prof. Dr. George Pimentel Fernandes – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0305242796710721
Aprendizagem escolar e normalidade na perspectiva histórico-cultural.
Prof. Dr. Lucas Romário da Silva – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4082446479941468
Educação de surdos na perspectiva dos estudos surdos e dos estudos culturais: surdez como diferença político-cultural, cultura surda, língua de sinais, pedagogia surda, trabalho pedagógico surdo, bilinguismo, práticas pedagógicas, interpretação de Libras/Português no contexto educacional, inclusão e acessibilidade.
Profª. Dra. Marla Vieira Moreira de Oliveira – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0778816801319050
Educação inclusiva. Política educacional e formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, inclusão, educação especial. Política públicas. Planejamento e Avaliação.
A sublinha IV Educação popular e suas práticas: subjetividades e culturas – tem como objetivo estabelecer uma relação entre as práticas educativas, institucionalizadas ou não e as questões subjetivas no campo da psicologia. Promover diálogos em torno da educação popular como prática de saberes ancestrais em espaços tradicionais e suas pedagogias populares. A intenção é problematizar as práticas educativas e suas possibilidades de afecção dos sujeitos presentes no mundo da Educação. Dialoga com as abordagens decoloniais e emancipatórias.
Profª. DrªAdriana de Alencar Gomes Pinheiro – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8942418792800716
Educação crítica na perspectiva dialética; Educação no processo de construção de outros sujeitos; Educação e subjetividade e suas interrelações com os processos de saúde; Educação e cultura popular através do empoderamento das comunidades, das famílias em busca de uma melhor qualidade de vida.
Profª. Drª Francisca Laudeci Martins Souza – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5986460776339289
Educação e suas relações com a construção de subjetividades, a partir de uma vertente decolonial das teorias e metodologias, tomando como espaços-tempos as práticas educativas presentes nas instituições escolares de educação básica, de natureza pública e privada; associações comunitárias; ONG’s; coletivos, sindicatos, dentre outros.
A Linha II – Formação de Professores, Currículo e Ensino – integra investigações científicas no campo da formação de professores, currículo, ensino e políticas educacionais. Vislumbra a produção de novos conhecimentos em uma perspectiva interdisciplinar, analisando e propondo intervenções inovadoras para a transformação da prática pedagógica, seja no Ensino Superior ou na Educação Básica. Engloba os processos de ensino e de aprendizagem, o currículo em suas diferentes configurações histórico-metodológicas, os fundamentos epistemológicos, políticos e axiológicos da educação, numa perspectiva analítica-crítica-propositiva. Para além da escola, trabalha com práticas educativas em diversos contextos socioculturais. Composta de duas Sublinhas:
– Sublinha 1 – Formação de Professores: Ensino e suas Metodologias – objetiva desenvolver temáticas e pesquisas relacionando os campos de saber das humanidades (Geografia, Filosofia, Literatura) e das exatas (Física, Matemática, Química) numa perspectiva interdisciplinar, tendo como eixo o ensino e suas metodologias. Nessa perspectiva, investiga e propõe metodologias que, a partir da criatividade e criticidade possam reconfigurar a ação docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino, em espaços formais e não-formais de educação. Desse modo, abrange investigações: i) dos cursos de formação inicial e continuada de professores; ii) da ação docente em sala de aula nas diferentes disciplinas e áreas do corpo docente; iii) das concepções de ensino/aprendizagem que fundamentam as metodologias trabalhadas em sala de aula; iv) das concepções e práticas avaliativas mobilizadas na ação docente nas diferentes disciplinas e/ou áreas; (iv) dos aspectos sobre a natureza ciência em seu caráter epistemológico e histórico e implicações nas práticas docentes e na formação crítica dos estudantes; (v) investigação da problematização dos conteúdos na perspectiva do campo de pesquisa Ciência, Tecnologia e Sociedade; Tecnologia da informação e comunicação, ou seja, o pensar o uso dos diferentes artefatos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem; (vi) investigação do suporte, na prática docente, dos fundamentos teóricos sobre aprendizagens associado as dimensões cognitivas, humanistas e socio cultural. Um dos focos desta linha, principalmente, na área das ciências naturais, é a investigação do ensino de Ciências Investigativo, ensino por projetos ou pesquisa na escola. Área de pesquisa que revela uma forte parceria entre a universidade e a escola vinculado ao Programa Ciência na Escola. Enfatiza pesquisas que possam contribuir para o fortalecimento de metodologias inovadoras e criativas como a proposta da metodologia das instalações Geográficas/Pedagógicas, que visa a formação de professores para o ensino de Geografia/Educação e tem sido objeto de investigação e intervenções nas dissertações voltadas o ensino e aprendizagem, onde a arte e a geografia/pedagogia se relacionam, encontrando os processos de avaliação construtiva partindo da criatividade. Importante salientar, que os produtos educacionais elaborados são voltados para aplicação em sala de aula, com o intuito de buscar soluções para os problemas enfrentados no processo educativo por educadores e estudantes no processo de ensino/aprendizagem visando uma educação de qualidade. Portanto, busca-se incentivar a produção de materiais didáticos que auxiliem os educadores em sua ação docente. É nessa perspectiva que a Metodologia das Instalações Geográficas/Pedagógicas para o ensino dos diversos campos dos saberes vem ganhando espaço na educação por favorecer a compreensão do método e metodologias aplicadas à sala de aula e sua transformação. A qualidade dos trabalhos apresenta uma técnica que envolve materiais produzidos ou não pelo homem, onde em forma de instalação, após a pesquisa objetiva e real são apresentados na escola, na universidade ou para além de seus muros, trazendo a comunidade acadêmica e os transeuntes para dentro dos conteúdos abarcados pelas Instalações Geográficas/Pedagógicas. A importância dessa metodologia é que ela se realiza a partir de um conteúdo geográfico/pedagógico, pesquisado pelos alunos e professor, onde há uma ressignificação a partir de signos e símbolos debatidos em sala de aula, após a realização da pesquisa e texto exploratório, com indicação de material a ser pensado pelos alunos e professor em um debate, chamado Teia de Ideias onde os conteúdos simbólicos são tratados para compor a Instalação Geográfica/Pedagógica.
Prof. Dr. Cláudio Rejanne da Silva Dantas – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7237286586938048
Metodologia e didática das ciências; Políticas Públicas com foco no estudo da aprendizagem no ensino de ciências; Ciência e Sociedade; Ensino por pesquisa na escola; história e epistemologia das ciências.
Prof. Dr. Emerson Ribeiro – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6808110433438335
Formação de professores. Geografia Arte e Criatividade. Instalações Geográficas/Pedagógicas. Estágio Supervisionado. Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino. Geografia Urbana.
Profa. Dra. Maria Dulcinea da Silva Loureiro – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4687440069986005
Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, ensino de filosofia e literatura.
Prof. Dr. Paulo Gonçalo Ferreira Gonçalves – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0368851683801788
Formação de Professores que ensinam matemática; Educação Matemática; Etnomatemática; Enfoque Histórico-Cultural e a aprendizagem de Matemática.
Profª. Dra. Clesley Maria Tavares do Nascimento – Colaboradora
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3292030342045858
Educação Holística no Ensino de Geografia e Formação Docente; Educação Ambiental
– Sublinha 2 – Formação de Professores e Currículo – A sublinha objetiva desenvolver pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores, envolvendo os processos e as diferentes teorias de formação docente, bem como os aspectos metodológicos e político-pedagógicos da educação. Investiga as Políticas Educacionais e o Desenvolvimento Profissional Docente, contemplando discussões sobre profissionalização, narrativas (auto)biográficas, trabalho docente, práticas educativas em diversos níveis, modalidades e contextos sócio-culturais. Visa ainda estudar o currículo e as suas diversas formas de materialização nos contextos educativos, os fundamentos teóricos e epistemológicos, práticas, políticas e avaliação curricular. Aborda também as relações entre currículo e cultura, contemplando os aspectos das identidades e diferenças curriculares na contemporaneidade. Atualmente, desenvolve trabalhos sobre o Estágio Curricular obrigatório no Curso de Ciências/Biologia e currículo multicultural; pesquisas sobre o Estágio curricular no curso de Pedagogia; e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência nos cursos de Pedagogia, Filosofia e Ciências/Biologia, percebendo a escola como esse espaço de formação no qual a Universidade deve sempre estar presente e com ela contribuir. Investiga ainda o Programa de Residência Pedagógica a partir de reflexões teórico-práticas e críticas, tendo a escola como espaço de formação articulada com a universidade e demais contextos formativos. Outro campo de interesse consiste nas pesquisas de caráter formativo como a pesquisa (auto) biográfica que trazem a discussão da formação permanente de educadores da região. Investiga o campo do currículo e da formação de professores com foco no desenvolvimento profissional docente e elaboração de produtos técnicos e tecnológicos que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino. Busca um aprofundamento teórico no campo da formação de professores com foco no desenvolvimento profissional docente e procura elaborar produtos que contribuam para a educação em quaisquer áreas em que os futuros mestres atuem. Fazem parte também desta sublinha estudos que articulam e integram outras linguagens e saberes culturais ao currículo escolar, como exemplo, a pesquisa (auto)biográfica sobre as canções populares da região do Cariri, seguindo uma proposta de pesquisa intercultural que vincula Arte e Pedagogia, valorizando os saberes que emergem do contexto regional e da história de vida de músicos caririenses, buscando maneiras de integrá-los à formação e a prática pedagógica dos professores. Além disso, a trajetória formativa de docentes universitários que atuam em instituições técnicas da região caririense é outro foco investigativo da sublinha, tendo em vista propor reflexões teórico-práticas acerca da importância da formação pedagógica para estes docentes. A epistemologia de base dialógica, crítica e reflexiva norteia as ações desenvolvidas nas pesquisas e práticas pedagógicas dos professores. Nesse sentido, a escuta e a troca de saberes é o caminho utilizado para a valorização das experiências dos mestrandos do Programa, reconhecendo as experiências que constituem suas identidades profissionais, produzidas em suas trajetórias formativas. Além disso, a linha articula os estudos do campo da formação docente com o campo da História da educação, Políticas educacionais no ensino básico e superior, e história das ações afirmativas em educação, com participação ativa nos mais diversos movimentos sociais em prol da transformação da educação.
Profa. Dra. Cicera Sineide Dantas Rodrigues – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9202540752323983
Didática; práticas pedagógicas; formação de professores no Ensino Básico e no Ensino Superior; Narrativas (auto)biográficas na formação de educadores.
Prof. Dr. Cicero Magérbio Gomes Torres – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6032179405750504
Currículo, formação de professores e ensino
Prof. Dra. Fracione Charapa Alves – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3924678282455249
Didática, Currículo, Ensino e Pesquisa Educacional; e Filosofia com ênfase na sub-área: Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
Profª. Dra. Isabelle de Luna Alencar Noronha – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8535907613523889
Formação de professores, ensino e metodologias, processos educativos formais e não-formais, teorias e práticas, a história da educação no Cariri cearense, memórias, narrativas e pesquisas autobiográficas e com egodocumentos no campo da formação docente.
Profª. Dra. Francisca Clara de Paula Oliveira – Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7426545829476214
Educação e Trabalho, Formação de Professores e Políticas educacionais: discutir a educação como prática social e sua centralidade na formação humana, tendo o trabalho como fundamento da práxis transformadora mediada pela educação. Aprofundar estudos sobre as condições concretas de efetivação do processo educacional abordando os aspectos teóricos, históricos, políticos e pedagógicos.