Matriz Curricular

 

 

As aulas do Mestrado Profissional em Educação da URCA são presenciais e acontecem semanalmente de quinta-feira à sábado.

A estrutura curricular do MPEDU observa o nível da formação de Mestrado Profissional e é constituída pelos seguintes componentes curriculares:

I. Disciplinas obrigatórias.

II. Disciplinas optativas.

III. Atividades complementares.

IV. Trabalho final.

 

O Currículo para o Mestrado integraliza no mínimo 30 (trinta) créditos, dos quais 06 (seis) são referentes à dissertação, 12 (doze) em disciplinas obrigatórias comuns a todas as linhas de pesquisa, 10 (dez) em disciplinas optativas e 04 (quatro) de atividades complementares.

 

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

 

São aquelas que, no âmbito do ensino e da pesquisa, representam o suporte básico e indispensável ao desenvolvimento do conteúdo programático do Curso.

1. Educação Brasileira – com 04 créditos e 60 horas, a ser oferecida no primeiro semestre para todos os mestrandos.

2. Teoria e método em Educação – com 04 créditos e 60 horas, a ser oferecida no primeiro semestre para todos os mestrandos.

3. Formação de professores: Diretrizes e Práticas – com 04 créditos e 60 horas, a ser oferecida no segundo semestre para todos os mestrandos.

 

 

DISCPLINAS OPTATIVAS:

 

São aquelas que compõem o campo de interesse e área de atuação do candidato.

 

LINHA I: Práticas Escolares, Culturas e Diversidades

 

1.Memória e oralidade: metodologias de pesquisa e ensino com a temática da afrodescendência – 04 créditos e 60 horas.

2.Gênero e Diversidade na Escola – 04 créditos e 60 horas.

3.Cultura brasileira, educação e pensamento negro – 04 créditos e 60 horas.

4.Etnoconhecimento e educação escolar – 04 créditos e 60 horas.

5. Corpo, cultura e educação – 04 créditos e 60 horas.

6.Prática pedagógica em educação sexual – 04 créditos e 60 horas.

 

LINHA II: Formação de professores, currículo e ensino

 

1.Tópicos de ensino – 04 créditos e 60 horas.

2.Filosofia na sala de aula – 04 créditos e 60 horas

3.Práticas Educativas e Organização Curricular – 04 créditos e 60 horas.

4.Geografia e criatividade – 04 créditos e 60 horas.

5.Espaço e subjetividade: dimensão educativa das práticas culturais do semiárido – 04 créditos e 60 horas.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Consideram-se atividades complementares: publicações e atividades práticas em sessão tutorial, de laboratório ou práticas em comunidades, desde que as atividades não façam parte das atividades regulares das disciplinas obrigatórias.

 

TRABALHO FINAL

A natureza da dissertação, a despeito do formato que possa vir a assumir, deve traduzir obrigatoriamente as três dimensões trabalhadas ao longo do curso: (i) a apropriação dos estudos e debates recentes sobre as temáticas trabalhadas; (ii) a criticidade em termos do conhecimento e práticas acumuladas na área e (iii) as possibilidades de produção e atuação na área na formação docente que contribuam para o avanço dos debates e a melhoria das práticas do educador dentro e/ou fora da sala de aula. Para tal ele constará de duas partes: uma parte crítico-analítica (dimensões i e ii) e uma parte propositiva (dimensão iii). § 2º

 

O produto final pode assumir diferentes formatos como: texto dissertativo, documentário, exposição; material didático; projeto de intervenção em escola, museu ou espaço similar, desde que incorpore as três dimensões anteriormente explicitadas no § 1º.

 

O prazo máximo para o depósito da versão definitiva da dissertação será de 02 (dois) anos, prorrogável, excepcionalmente, por mais 06 (seis) meses, a critério do Colegiado, após parecer favorável do orientador.