Histórico
Nos corredores da Universidade Regional do Cariri (URCA), no ano de 2015, aconteceu o encontro entre o Professor George Pimentel (Departamento de Pedagogia) e a Professora Martha Milene Fontenelle (Departamento de Línguas e Literaturas). Juntos os professores começam a atuar com projetos que viabilizavam ações pedagógicas que apoiavam o acesso e a permanência de pessoas com deficiência que acabavam de ingressar no Ensino Superior. Nesse contexto, surge a ideia da implementação de um núcleo que pudesse fortalecer o processo inclusivo desses estudantes no contexto da Universidade.
Assim, o projeto foi elaborado e apresentado a Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) que teve o apoio e contribuição do então Pró-Reitor Prof. Francisco Egberto, que naquele momento também participava do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), em Brasília e dentre as várias temáticas, foram dedicadas debates em que o assunto foi Educação Inclusiva. Apesar de ser uma primeira aproximação no campo da Educação Especial na perspectiva da inclusão, essa experiência proporcionou um debate sobre Inclusão e Políticas Afirmativas.
Tais discussões fortaleceram a necessidade da criação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (Nuarc). Nesse processo destacamos também, a contribuição da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) que concede por meio de edital uma cota de bolsas extracurriculares para que estudantes de todos os cursos possam conhecer e contribuir com o trabalho do núcleo. Assim, o Nuarc foi inaugurado em março de 2016, sob a primeira composição – Gestão 2016-2017 – Prof. George Pimentel Fernandes (Coordenador), Francisco Jeari Silva (Departamento de Educação), Luciana Maria de Sousa Macedo (Matemática), Marla Vieira Moreira de Oliveira (Educação); e, Martha Milene Fontenelle Carvalho (Letras).
Acreditamos que o Nuarc tem contribuído ao longo dos anos para o processo de acesso e permanência dos estudantes com deficiência regulamente matriculados nos cursos de graduação da URCA e conta também com a participação de docentes e bolsistas que tem cooperado para tornar possível a garantia da plena participação desse alunado.