Teatro

 

Licenciatura em Teatro

Campus: São Miguel, Crato/CE
Titulação: Licenciatura
Turno: Manhã
Vagas: 25

 

Portaria: Resolução nº 008/12, 27 de abril de 2012

Reconhecimento: Parecer nº 0722/2014 do CEC, publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará em 02 de janeiro de 2015, DOE nº 01/2015

Duração do Curso: 8 semestres

Carga Horária: 3.375 h/a

 

PERFIL DO CURSO

O Curso de Licenciatura em Teatro está fundamentado no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, previsto no Plano Nacional de Educação para o decênio 2001-2010 (Lei n° 10.172/2001). Essa diretriz é base fundamental da proposta de formação do/a artista-professor/a-pesquisador/a, capaz de criar, produzir, pesquisar, teorizar, educar, provocar, refletir, problematizar, construir trajetórias e aceitar desafios. A proposta pedagógica está baseada na prática da interdisciplinaridade como condutora do processo formativo, orientado pelos quatro pilares da educação para o século XXI da UNESCO, a saber: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser, impressos em todo processo de ensino-aprendizagem.

 

Dessa forma, a ideia de pesquisa orienta-se justamente por este princípio educativo, imbricado nos processos investigativos em Artes Cênicas que ocorrem nas disciplinas teórico-práticas. A extensão pauta-se igualmente por esta lógica, transbordando as fronteiras da academia, criando diálogos, intercâmbios, trocas, aproximações, parcerias e trânsitos entre universidade e comunidades, seguindo as premissas da Política Nacional de Extensão Universitária que redimensiona o papel da extensão no processo formativo. Além disso, o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão abarca também o próprio fazer artístico realizado ao longo do curso, num processo contínuo de retroalimentação, ou seja, ensino, pesquisa, extensão e fazer artístico, dilatando as potencialidades do trinômio artista-professor/a-pesquisador/a.

 

A Mostra Didática, que consiste num programa de extensão vinculado à Coordenadoria Setorial de Extensão do CArtes, é um exemplo dessa articulação entre ensino, pesquisa e extensão, sendo uma etapa fundamental porque promove espaços de fruição de espetáculos teatrais, bem como contribui para a produção cultural da região do Cariri Cearense, oferecendo trabalhos artísticos que são frutos de pesquisas e investigações poéticas feitas na universidade. Nesse sentido, a Mostra Didática se configura como um espaço de aprendizagem em que os discentes e docentes aprofundam pesquisas iniciadas na sala de aula.

 

A Mostra Didática perpassa todos os setores de estudo previstos neste PPCLT, pois todas as disciplinas podem vir a desenvolver produções artístico-cênicas para serem apresentadas, fator que reforça a característica extensionista do Curso de Licenciatura em Teatro de ser um espaço pedagógico de formação artística na região do Cariri Cearense.

 

PERFIL DO EGRESSO

Os/As egressos/as deverão estar habilitados/as para exercer o ensino de Teatro de forma crítica e reflexiva, em contextos formais e não-formais e ser capazes de desempenhar outras atividades que envolvam esse conjunto de conhecimento – artístico, didático e investigativo: a prática artística em seus diferentes campos; a análise crítica dos fazeres teatrais; a pesquisa da história e de processos criativos em teatro; produção e gestão teatral; ações de formação de público; processos de escrita.

Uma vez desenvolvidas as habilidades e competências descritas, pretende-se que o egresso contribua com o pensamento reflexivo e sensível, atuando ética, política e esteticamente para a construção de uma sociedade justa, democrática e solidária com o foco na valorização sócio, ambiental e cultural.

 

Conforme o Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 04/2004, o curso de graduação em Teatro deve possibilitar a formação profissional que revele competências e habilidades para:

I – conhecimento da linguagem teatral, suas especificidades e seus desdobramentos, inclusive conceitos e métodos fundamentais à reflexão crítica dos diferentes elementos da linguagem teatral;
II – conhecimento da história do teatro, da dramaturgia e da literatura dramática;
III – domínio de códigos e convenções próprios da linguagem cênica na concepção da encenação e da criação do espetáculo teatral;
IV – domínio técnico e expressivo do corpo visando a interpretação teatral;
V – domínio técnico construtivo na composição dos elementos visuais da cena teatral;
VI – conhecimento de princípios gerais de educação e dos processos pedagógicos referentes à aprendizagem e ao desenvolvimento do ser humano como subsídio para o trabalho educacional direcionado para o teatro e suas diversas manifestações;
VII – capacidade de coordenar o processo educacional de conhecimentos teóricos e práticos sob as linguagens cênica e teatral, no exercício do ensino de Teatro, tanto no âmbito formal como em práticas não-formais de ensino;
VIII – capacidade de auto aprendizado contínuo, exercitando procedimentos de investigação, análise e crítica dos diversos elementos e processos estéticos da arte teatral.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Teatro tem como perfil a formação de artistas-professores/as-pesquisadores/as para o exercício da docência na Educação Básica e ensino não-formal, bem como para atuarem em setores variados da sociedade, tais como: ingresso em programas de pós-graduação stricto e lato sensu, gestão e criação de espaços artístico-culturais, atuação artística envolvendo atividades de promoção, criação e circulação de obras de arte.

 

– Matriz Curricular