Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR) atua no estudo amplo da biodiversidade regional (atual e fóssil) e nacional com ênfase na descrição, elucidações filogenéticas, padrões de distribuição e conservação, assim como no potencial de uso de seus recursos naturais. O Programa está voltado para a pesquisa e o ensino e, por meio das atividades de extensão, deverá inserir suas ações na realidade social local, estadual e nacional, destinando-se à formação de pessoal qualificado e atuando nas seguintes áreas do conhecimento: Botânica, Ecologia e Zoologia Aplicadas; Paleontologia, Microbiologia e Biotecnologia.

 

O principal foco do Programa é suprir a carência de profissionais especialmente treinados para lidar com a rica biodiversidade regional, que envolve diversos ecossistemas como Caatinga, Cerrado, Carrasco e Mata Úmida. Em torno desse sistema estão 35 outros municípios de uma ampla região que abrange os Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba. Um verdadeiro complexo sistema de interação educacional, cultural e econômico com mais de um milhão de habitantes.

 

O Programa, em nível de Mestrado Acadêmico, foi credenciado em 2007 pela CAPES, que segundo seus critérios de avaliação recebeu conceito 3. Trata-se de um dos únicos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu no interior do Nordeste do Brasil.

 

Quais profissionais podem participar deste programa?

 

O Curso de Mestrado Acadêmico em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR) destina-se principalmente a profissionais graduados nas diversas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, como também aqueles originados da Engenharia Química, Florestal, de Bioprocessos, Agronomia e Química, além de outros profissionais que tenham as disciplinas de Farmacologia, Química Orgânica, Bioquímica e/ou Biologia Molecular em seu currículo de graduação.