Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

 

Área de concentração: Biodiversidade

O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR) está organizado em uma área de concentração, que atua com visão holística e multidimensional da biodiversidade em todos os níveis de organização (do molecular ao ecossistêmico), abrangendo a exploração dos recursos naturais regionais e a complexidade dos sistemas socioambientais. Foca no manejo, uso sustentável e prospecção dos organismos da flora, funga e fauna atuais e na sistematização dos componentes fósseis da Bacia Sedimentar do Araripe, considerando as interfaces com diferentes ambientes. aquáticos e terrestres, o que inclui a conservação e exploração sustentável da biodiversidade, a bioprospecção e caracterização de moléculas biologicamente ativas, a paleontologia e o manejo ambiental integrados com a sociedade regional.

 

Linhas de pesquisa

 

Ecologia e conservação dos recursos naturais: Essa linha de pesquisa integra estudos desde a ecologia dos organismos até os ecossistemas com enfoque em análises de padrões espaciais e temporais, e processos relacionados à geração e manutenção da diversidade biológica. Concomitante, as pesquisas envolvem as consequências dos impactos da perda da diversidade biológica sobre as populações humanas e as comunidades naturais, gerando assim medidas mitigadoras e conhecimento estratégico de uso sustentável dessa biodiversidade, em especial na região Nordeste.

 

Taxonomia, sistemática e evolução da diversidade Biológica: Essa linha de pesquisa engloba a descrição, identificação, classificação e evolução da diversidade biológica animal, vegetal e microbiana. A partir desse inventário é possível o entendimento acerca da história evolutiva dos organismos recentes e do passado na montagem da diversidade biológica do planeta ao longo de milhares de anos.

 

Prospecção e uso sustentável da biodiversidade: Esta linha de pesquisa envolve estudos de prospecção, etnobiologia e genética de populações. Nela são realizadas estudos sobre o levantamento, caracterização e utilização de diversas biomoléculas e biocompostos oriundos da biodiversidade animal, vegetal e microbiana, bem como a utilização desses na resolução de problemas taxonômicos e ambientais, fornecendo subsídios para iniciativas de conservação da diversidade biológica.