Discente do Mestrado em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR/URCA) é aprovada em Doutorado nos Estados Unidos
2 de abril de 2024 - 10:21
A aluna Elis Maria Gomes Santana, orientada pelo Dr. Antônio Álamo Feitosa Saraiva foi aprovada para ingressar no Programa de Doutorado em Geologia na West Virginia University, em Morgantown – WV, com início previsto em agosto de 2024. Para a seleção, Elis realizou prova de proficiência em inglês e participou de análise de currículo, histórico da graduação e do mestrado, além de ter sido avaliada por meio de cartas de e motivação e recomendação.
A aprovação permite à aluna ser contemplada com uma Teaching Assistantship, que cobrirá gastos diversos, além de um seguro saúde que a ajudará a se manter nos EUA. Essa modalidade de bolsa define, além de outras atribuições por parte da estudante, que aulas devem ser ministradas para alunos da graduação no Departamento de Geologia e Geografia da WVU. A trajetória de Elis na Universidade Regional do Cariri se apresenta de forma muito produtiva
desde a graduação no curso de Ciências Biológicas (Bacharelado), e como discente do mestrado em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR), se destaca pela relevante contribuição científica de sua pesquisa intitulada “Aspectos taxonômicos e tafonômicos das aranhas fósseis da Formação Crato, Cretáceo Inferior da Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil”, onde três artigos referentes aos três capítulos da dissertação serão publicados em revistas internacionais de alto impacto. No doutorado a ser realizado nos EUA, a pesquisa terá continuidade na investigação de aracnídeos fósseis.
É importante salientar que a West Virginia University é considerada uma instituição de status R1, o que significa que possui alto grau de intensidade no desenvolvimento de atividades de pesquisa. No Doutorado, a orientação será realizada pelo Dr. James Lamsdell, que trabalha com a aplicação de metodologias filogenéticas a grupos fósseis, especificamente quelicerados, objeto de pesquisa da aluna desde a iniciação científica na URCA.