Mestrado em Enfermagem da URCA é premiado do 12º Simpósio Nacional de Diagnóstico em Enfermagem

20 de junho de 2016 - 14:16

O trabalho intitulado “Diagnósticos de enfermagem para pessoas com síndrome metabólica”, da dissertação de Mestrado de Nuno Damácio de Carvalho Félix, egresso do curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem e também professor do curso de graduação em Enfermagem da URCA, foi congratulado com o prêmio Maria Miriam Lima da Nóbrega no 12º SINADEn. O prêmio foi entregue pessoalmente pela professora Dra. Miriam Nóbrega, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), durante a solenidade de encerramento do Simpósio.

O evento é específico para pesquisadores que desenvolvem trabalhos sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, no âmbito nacional e internacional, sendo promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem e foi realizado no Espaço Ciência e Cultura do IMIP em Recife/PE, nos dias 15 a 18/06.

 

 

As professoras da Enfermagem Célida Juliana de Oliveira, Emiliana Bezerra Gomes e Adriana de Moraes Bezerra também participaram do Simpósio.

 

A professora Dra. Célida Juliana, orientadora da dissertação e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da URCA, ressalta a importância de uma premiação desse porte para o Programa: “Somos um curso muito novo e ter uma de nossas dissertações agraciada com um prêmio desses, nos coloca no mesmo patamar de pesquisadores que vêm trabalhando com as linguagens diagnosticas há muito tempo, como os Programas da Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande Sul. Estou muito honrada e orgulhosa em ter dado o pontapé inicial para consolidar as Classificações de Enfermagem na URCA e nas instituições de saúde do Cariri. Pesquisas como a do Nuno são inovadoras e de extrema relevância para a Enfermagem, já que dentre outras coisas, o uso dessas linguagens padronizadas é o que pode nos elevar enquanto ciência”.

 

 

Ao todo foram seis trabalhos apresentados pelos professores da Enfermagem URCA nas modalidades pôster e comunicação coordenada que envolveram pesquisas desenvolvidas na URCA sobre Sistematização da Assistência na graduação, no Programa de Iniciação Científica (PIBIC CNPq), mestrado e em parcerias com a UECE e UFPB.