I Sarau de Direito à Arte e Cultura de Iguatu realizado no último final de semana

31 de janeiro de 2023 - 15:39

Com música, dança e exposição, foi realizado no campus Humberto Teixeira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), em Iguatu, no último final de semana, o I Sarau de Direito à Arte e Cultura de Iguatu.

A programação contou a exposição do centro acadêmico por Alan Marcel, palestra sobre o tema cultura com os palestrantes Cleison Queiroz e Carolina Madureira. O momento ainda proporcionou uma apresentação teatral com a atriz Betânia Lopes. Teve espaço ainda para o cordel e repente. A música ficou por conta do grupo Bandinja e com o músico violoncelista Ítalo Rafael e o cantor Drulucca.

Coincidentemente, o evento cultural ocorreu na semana em que Iguatu celebra 170 anos de emancipação política. Além de ser cidade-polo do Centro-Sul cearense, o município se destaca nos setores econômico e de prestação de serviços. É, ainda, berço de filhos ilustres e expoentes da cultura musical nacional como Humberto Teixeira, Evaldo Gouveia e o internacional maestro Eleazar de Carvalho, todos ícones da Música Popular Brasileira.

Conforme a professora Carolina Madureira, o momento serviu para constituir um espaço aberto, plural e receptivo. “O I Sarau é uma iniciativa do Centro Acadêmico Wanda Sidou em parceria com a coordenação do curso para incentivar, promover e refletir criticamente o direito à cultura com palestras, apresentações de bandas, cordel, concerto musical e muito mais. Pretendemos que se institucionalize e passe a integrar anualmente a cena cultural da nossa URCA e do nosso município”, disse a professora do curso de Direito da URCA, campus Iguatu.

Participação especial

O momento marcou a volta a sua terra natal de Ítalo Rafael, que deu seus primeiros passos na arte musical na Escola de Música Eleazar de Carvalho, tendo na bagagem participação em festivais no Brasil e na Europa. Graduado na UFPB, Ítalo foi o primeiro violoncelo da orquestra sinfônica da Paraíba. Ele é mestre em violoncelo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Estar aqui é devolver um pouco que a minha cidade me deu. Quando estou de férias, é sempre um desejo participar de momentos assim. E o momento foi muito lindo, poder misturar o erudito com o popular é sempre uma diversão e proporciona ao público uma sonoridade única”, afirmou o artista que dividiu palco com icoense Drulucca.

Atualmente, Ítalo atua na orquestra sinfônica do estado da Bahia. Com a música popular já fez turnês com Lenine, Caetano Veloso, Alceu Valença e Zé Ramalho. O evento foi gratuito, mas os espectadores motivados pela causa animal arrecadaram rações para cães e gatos que foram doados a uma ONG local.